Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

José Manuel Costa

José Manuel Costa

Dan Edelman (1920-2013)

15.01.13, José Manuel Costa

 

Daniel J. Edelman foi um visionário, um líder carismático que estabeleceu as bases para a maior consultora de PR do globo, a independente Edelman.

 

A Edelman é o projecto de Dan, que fundou a empresa em 1952 e passou os seus ensinamentos ao seu filho Richard, actual presidente e CEO.

 

Em Julho de 2010, por altura dos seus 90 anos, Richard Edelman compilou as 10 lições de 30 anos de trabalho com o pai. No dia em que Dan nos deixa, recordo estas lições – é a minha homenagem ao pai da Edelman.

 

1. Compitam durante todos os minutos de todos os dias. Chorem as vossas perdas mas aprendam a partir delas. Celebrem as vossas vitórias mas sejam rápidos, para voltarem imediatamente a jogo.


2. Sejam modestos. Nunca se refiram a “eu”, mas sempre a “nós” quando falam da empresa ou da família.


3. Estejam bem informados. Leiam o New York Times todas as manhãs… e o Wall Street Journal, Chicago Tribune, Chicago Sun Times, Financial Times e USA Today. Recortem as boas histórias e enviem-nas para os vossos colaboradores ou para os vossos filhos – eles provavelmente não leram os artigos importantes.


4. Mantenham-se saudáveis – façam exercício pelo menos quatro dias por semana mas sempre num contexto competitivo (porquê andar de bicicleta parado quando podemos jogar ténis?)


5. Procurem a perfeição.


6. Tornem-se cidadãos do Mundo.


7. Retribuam – à família, ao trabalho e à comunidade.


8. Ética – Interiorizem a citação de Mark Twain: “Façam sempre o bem. Isso irá gratificar algumas pessoas e deixar as outras surpreendidas”.


9. Todos somos empreendedores – arrisquem.


10. Estimem os clientes – todos os colaboradores da Edelman são account executives, têm que arregaçar as mangas e fazer o trabalho.