8 de Outubro de 2008
Por José Manuel Costa

Engagement Marketing”! É um dos novos chavões da comunicação, que demonstra todo o poder da interacção entre o consumidor e a marca. Revela, entre outros, confiança, transparência, interactividade, envolvimento, experiência entre ambos e começa, por isso, a fazer parte das estratégias de comunicação e a alterar hábitos.

 

Para estas alterações contribuem as novas tecnologias e a rapidez com que um consumidor satisfeito ou insatisfeito passa a palavra e é capaz de envolver emocionalmente uma comunidade.

 
Uma ideia que ficou bem patente na conferência anual da Associação Portuguesa de Anunciantes, da qual a empresa (Grupo GCI) a que presido fez parte integrante, quer nos conteúdos, organização e mediatização do evento, quer pela participação de Paul Haugen, vice-presidente executivo da Edelman Europa.
 
Especialista pelo desenvolvimento de ideias e estratégias baseadas na compreensão de factos assentes em insights e na compreensão das sociedades em que os mesmos são produzidos, Paul Haugen colocou algumas questões quanto ao futuro e deixou 4 desafios:
 
- A necessidade de tornar o consumo acessível e tangível a um maior número de pessoas, que assim irão passar a palavra.
 
- Desenvolver sugestões para além do valor da compra. Por exemplo, através da promoção da reutilização, conservação e do uso responsável da energia.

- Construir pequenas vitórias através da opção pela compra da marca.
 
- Identificar o consumidor fiel e mimá-lo.
 
Sugestões que reforçam uma ideia que sempre defendi: quando o consumidor tem boa relação com a marca não há barreiras ourecessão que resista. Quando o consumidor acredita… passa a palavra.
Categorias: ,

| ... e mais assim! | partilhar

Perfil
Pesquisa
 
Artigos recentes

Confiança – um longo cami...

Os projectos que derrotam...

Nutrition Awards: renovaç...

GPA Brasil: nova edição a...

Portugal, Brasil e as par...

Integração

Expansão lusófona

Economia Verde: o novo pr...

Cooperação brasileira

Dan Edelman (1920-2013)

Ligações
Arquivo

Janeiro 2015

Junho 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Categorias

todas as tags

Subscrever feeds