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José Manuel Costa

José Manuel Costa

As 25 ideias de David Brain e o novo paradigma das PR

05.06.09, José Manuel Costa

Embora possa ser suspeito, tenho a certeza que os quase 130 convidados que assistiram à apresentação de David Brain, presidente da Edelman Europa, na passada Quarta-feira, puderam retirar importantes ensinamentos sobre o papel das PR nas estratégias das empresas e das organizações no mundo actual.

 
Brain dirigiu-se aos vários públicos presentes, entre gestores, empresários consultores de comunicação e jornalistas, tendo tido a preocupação de explicar a evolução das PR nos últimos anos, assim como a alteração de paradigmas, o que nem sempre é compreendido e assimilado pelos vários intervenientes do mercado.
 
Brain esteve em Lisboa no âmbito do 15º Aniversário do Grupo GCI e, como tal, gostaria de relembrar aqui algumas das suas principais mensagens: 
  1. As regras do novo paradigma das PR? Não há regras; Pragmatismo e Ambiguidade; Flexibilidade organizacional; Escrutínio e erro.
  2. Os próximos anos na área das PR é uma "land of opportunities"
  3. Neste novo paradigma das PR, por vezes as grandes soluções estão na simplicidade e nas pessoas.
  4. Os profissionais das PR têm a missão de interpretar o novo paradigma e pô-lo ao serviço das empresas e organizações
  5. O novo paradigma das PR potencia novas estratégias de comunicação e oportunidades de negócio.
  6. As PR terão que assimilar o paradigma da esfera da informação cruzada, porque só assim estarão à altura dos desafios comunicacionais.
  7. O paradigma da pirâmide (anos 80 e 90) evoluiu para o paradigma da esfera de informação cruzada
  8. Para as empresas que conseguirem tirar partido da social media, poderão criar canais de comunicação directos com os consumidores.
  9. A social media pode potenciar a crítica ou a defesa das próprias empresas e organizações por parte de todos os cidadãos.
  10. Isolar e esconder informação é algo que pertence ao passado.
  11. Este é talvez um melhor período para se trabalhar nas PR, desde que os seus profissionais conheçam os novos paradigmas.
  12. Hoje, cada pessoa tem a capacidade para gerar um enorme fluxo de informação contra uma empresa ou organização.
  13. Em 1994, quando alguém queria fazer uma crítica as empresas, os PR só tinham que se preocupar com uma possível carta.
  14. A social media deu mais poder ao consumidor, mas por vezes as empresas não estão preparadas para lidar com esse facto.
  15. As infinitas capacidades de busca na Internet, dão respostas como nunca dantes visto.
  16. Qualquer empresa, seja de que ramo for, pode tornar-se uma empresa de comunicação.
  17. Brain vê a social media com um grande potencial de crescimento.
  18. A informação dispersa-se por meios como o Twitter, Facebook, Youtube, Wikipedia, entre outros.
  19. Há tempos uma novidade, a social media é actualmente "mainstream".
  20. "Search is king", lê-se num dos slides de Brain, referindo-se ao Google.
  21. O e-mail está a tornar-se uma ferramente mais obsoleta em termos de comunicação.
  22. "A informação em 2009 é dispersa".
  23. Nos dias de hoje, toda a gente sabe tudo de toda a gente.
  24. O "controlo da mensagem" é um conceito associado aos anos 80 e 90.
  25.  As primeiras gerações do digital estão a chegar, porque foram aquelas que nasceram nos anos 90.  
  26.