As 25 ideias de David Brain e o novo paradigma das PR
05.06.09, José Manuel Costa
Embora possa ser suspeito, tenho a certeza que os quase 130 convidados que assistiram à apresentação de David Brain, presidente da Edelman Europa, na passada Quarta-feira, puderam retirar importantes ensinamentos sobre o papel das PR nas estratégias das empresas e das organizações no mundo actual.
Brain dirigiu-se aos vários públicos presentes, entre gestores, empresários consultores de comunicação e jornalistas, tendo tido a preocupação de explicar a evolução das PR nos últimos anos, assim como a alteração de paradigmas, o que nem sempre é compreendido e assimilado pelos vários intervenientes do mercado.
Brain esteve em Lisboa no âmbito do 15º Aniversário do Grupo GCI e, como tal, gostaria de relembrar aqui algumas das suas principais mensagens:
- As regras do novo paradigma das PR? Não há regras; Pragmatismo e Ambiguidade; Flexibilidade organizacional; Escrutínio e erro.
- Os próximos anos na área das PR é uma "land of opportunities"
- Neste novo paradigma das PR, por vezes as grandes soluções estão na simplicidade e nas pessoas.
- Os profissionais das PR têm a missão de interpretar o novo paradigma e pô-lo ao serviço das empresas e organizações
- O novo paradigma das PR potencia novas estratégias de comunicação e oportunidades de negócio.
- As PR terão que assimilar o paradigma da esfera da informação cruzada, porque só assim estarão à altura dos desafios comunicacionais.
- O paradigma da pirâmide (anos 80 e 90) evoluiu para o paradigma da esfera de informação cruzada
- Para as empresas que conseguirem tirar partido da social media, poderão criar canais de comunicação directos com os consumidores.
- A social media pode potenciar a crítica ou a defesa das próprias empresas e organizações por parte de todos os cidadãos.
- Isolar e esconder informação é algo que pertence ao passado.
- Este é talvez um melhor período para se trabalhar nas PR, desde que os seus profissionais conheçam os novos paradigmas.
- Hoje, cada pessoa tem a capacidade para gerar um enorme fluxo de informação contra uma empresa ou organização.
- Em 1994, quando alguém queria fazer uma crítica as empresas, os PR só tinham que se preocupar com uma possível carta.
- A social media deu mais poder ao consumidor, mas por vezes as empresas não estão preparadas para lidar com esse facto.
- As infinitas capacidades de busca na Internet, dão respostas como nunca dantes visto.
- Qualquer empresa, seja de que ramo for, pode tornar-se uma empresa de comunicação.
- Brain vê a social media com um grande potencial de crescimento.
- A informação dispersa-se por meios como o Twitter, Facebook, Youtube, Wikipedia, entre outros.
- Há tempos uma novidade, a social media é actualmente "mainstream".
- "Search is king", lê-se num dos slides de Brain, referindo-se ao Google.
- O e-mail está a tornar-se uma ferramente mais obsoleta em termos de comunicação.
- "A informação em 2009 é dispersa".
- Nos dias de hoje, toda a gente sabe tudo de toda a gente.
- O "controlo da mensagem" é um conceito associado aos anos 80 e 90.
- As primeiras gerações do digital estão a chegar, porque foram aquelas que nasceram nos anos 90.