13 de Abril de 2010
Por José Manuel Costa

No início do ano expliquei neste blog qual a importância da diversidade numa agência de PR e que, em 2010, este caminho seria consolidado pelas multinacionais líderes, como a Edelman. No início do mês, este “bom caminho trilhado” efectivou-se com a contratação de Carol Cone como Cause Marketing Leader.

 

Carol vai ficar com um cargo com uma denominação interessante – Carol Cone@Edelman. Ficará também responsável por todas as iniciativas da Edeman na área do marketing de causas, responsabilidade social e corporativa e cidadania.

 

"É uma altura muito entusiasmante” para o marketing de causas, explicou aos media Carol Cone, que transitou da Cone PR, agência que ela própria fundou e vendeu ao grupo Omnicom. A Edelman publica o estudo Good Purpose, ligado ao marketing social e de causas, mas é no Trust Barometer, cuja versão portuguesa apresentámos na semana passada, que me apoio para comentar a importância da contratação de Carol para a estrutura da Edelman.

  

Como disse Richard Edelman à Advertising Age, a falta de confiança dos consumidores nas empresas e instituições, como tem revelado o Trust Barometer nos últimos dois anos, permite às agências de PR desenvolver e conceber cada vez mais projectos de responsabilidade social e corporativa para os seus clientes. 

 

Algo que, no Grupo GCI, não só já temos sentido nos últimos dois anos como temos dedicado uma boa parte dos nossos projectos a desenvolver estratégias de responsabilidade social, corporativa e ambiental para os nossos parceiros.

 

“[A diminuição da confiança nos últimos dois anos] significa que os esforços de reputação de marca e corporativos estão mais alinhados, o que corresponde [aos serviços] das agências de PR, uma vez que nós falamos com múltiplos stakeholders e não apenas com os consumidores”, relevou Edelman. “Sabe bem estar no sítio certo à hora certa”, concluiu. 

 

Ainda em relação à diversidade…. nos últimos seis meses esta é a quarta contratação “high profile” da Edelman no sentido de promover esta mesma característica fundamental para as agências de PR: Barby Siegel entrou para trabalhar a área de consumo; David Armano reforçou a área digital e Richard Sambrook saiu da BBC e foi nomeado chief content officer.

 

Para uma multinacional que, como explicava em Janeiro o The Holmes Report, entrou em 2000 como especialista nas áreas de consumo e saúde e saiu dela com competências de corporate, public affairs e gestão de reputação, estas contratações significam que a diversidade continua a ser a estratégia. Saúde, planeamento e sustentabilidade são outras das áreas que não foram esquecidas pela Edelman.

 

Segundo a Advertising Age, Carol Cone, que terá, entre outras, a função de transportar o Good Purpose para o “next level”, foi seduzida pela possibilidade de trabalhar projectos globais dentro da rede Edelman.

 

“A responsabilidade social e corporativa era uma área de nicho quando comecei [a minha carreira] mas agora é o epicentro da estratégia da marca e da estratégia não-financeira. E a Edelman proporciona uma plataforma global muito alargada”, explicou à Adage.

 

Estou certo que dentro de pouco tempo teremos novidades sobre o trabalho que Carol que está já a desenvolver na Edelman. Ficarei atento.


| ... e mais assim! | partilhar

Perfil
Pesquisa
 
Artigos recentes

Confiança – um longo cami...

Os projectos que derrotam...

Nutrition Awards: renovaç...

GPA Brasil: nova edição a...

Portugal, Brasil e as par...

Integração

Expansão lusófona

Economia Verde: o novo pr...

Cooperação brasileira

Dan Edelman (1920-2013)

Ligações
Arquivo

Janeiro 2015

Junho 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Categorias

todas as tags

Subscrever feeds