4 de Junho de 2010
Por José Manuel Costa

Richard Sambrook, Global Vice-Chairman e Chief Content Officer da Edeman, concedeu ontem ao The Independent a sua primeira grande entrevista (pelo menos que eu me tenha apercebido).

Chamado por David Brain de “o Lionel Messi dos conteúdos”, o ex-director de Global News da BBC explicou alguns conceitos importantes da estratégia da Edelman para a área dos conteúdos.

“Sambrook está convencido que os clientes da Edelman têm de levar a sua mensagem directamente para os consumidores”, começa por dizer - para início de conversa - o The Independent.

E o próprio Sambrook, o que diz? “O mantra é que todas as empresas sejam empresas de media, contando as suas próprias histórias não apenas através dos seus sites mas também de canais de entretenimento, vídeos, iPad ou aplicações móveis”, contou

“As grandes empresas estão a ir directamente ao consumidor, para se relacionarem com ele, em vez de [apostarem em] anúncios publicitários e outros meios tradicionais. Não podemos simplesmente ir lá para fora e gritar às pessoas [algo] sobre a marca, temos que nos relacionar com elas com cuidado e são precisas competências editoriais para ajudar nesta relação”, explicou.

Como já afirmei, esta extensão da área dos conteúdos no mundo das Public Relations tem não só como pano de fundo a fragmentação dos media tradicionais e o declínio da confiança nas empresas, Governos e media – sobretudo estes – nos últimos anos, mas é também uma forma dos clientes se tornarem mais transparentes, aumentarem a sua credibilidade e alcance.

Destaco dois momentos neste artigo. O primeiro é a forma como Sambrook, apesar de admitir que muitas das fronteiras da comunicação estão a cair, afirmar peremptoriamente que a Edelman “não está a entrar no negócio das notícias”, mas sim a ganhar reputação de criadora de conteúdos de grande qualidade. E aqui as palavras “credibilidade” e “integridade” são rainhas.

O segundo momento é quando o jornalista se questiona se estaremos a assistir à emergência de uma nova vaga de comunicadores – a que chamou de “jornalicistas” – que combinam competências editoriais e de public relations para contar uma história credível. Ou, simplesmente, se serão as agências de public relations a jogarem à publicidade.

Esta confusão em torno do que foi, é e será uma agência de Public Relations é normal. Vivem-se dias entusiasmantes nesta área, com novos desafios a surgirem todos os dias e, parafraseando Sambrook ou Edelman, as fronteiras a esbaterem-se.

É um movimento que não pode deixar de ser encarado como uma grande, uma enorme oportunidade para as Public Relations passarem a jogar noutro campeonato da consultoria. No entanto, causará alguma confusão – e estes são os perigos que também enfrentamos. Como tudo, o segredo estará algures no equilíbrio entre estes desafios.

E aqui, uma nova tendência entra na equação: a popularidade das redes sociais.

“A interactividade [que as redes sociais] ofereceram aos consumidores deu às empresas de Public Relations uma vantagem sobre as agências de publicidade, que se especializaram no monólogo do ‘push messaging’” (como lhe chamou Sambrook).

Numa altura de crise, esta é uma grande oportunidade. Para a Edelman, para o Grupo GCI e todas as outras agências de Public Relations, portuguesas ou internacionais.

Esta fase é, por isso, importante para aumentar a diversidade das agências e para dar seguimento a outros temas pertinentes para o sector. Só assim poderemos atingir a tão almejada liderança.


| ... e mais assim! | partilhar

Perfil
Pesquisa
 
Artigos recentes

Confiança – um longo cami...

Os projectos que derrotam...

Nutrition Awards: renovaç...

GPA Brasil: nova edição a...

Portugal, Brasil e as par...

Integração

Expansão lusófona

Economia Verde: o novo pr...

Cooperação brasileira

Dan Edelman (1920-2013)

Ligações
Arquivo

Janeiro 2015

Junho 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Categorias

todas as tags

Subscrever feeds