19 de Julho de 2010
Por José Manuel Costa

Pedro Santos Guerreiro e Alexandre Pais, respectivamente director do Jornal de Negócios e do Record (e, curiosamente, ambos da Cofina), são dois bons utilizadores do Twitter.

Ambos utilizam esta plataforma – mais o AlexandrePais que o P_S_G_ – para se relacionarem com os leitores. Os actuais e, muito provavelmente, os futuros.

Ao responderem ou simplesmente lerem as perguntas dos seus seguidores, ambos ficam a perceber quais os temas mais relevantes e pertinentes para as futuras edições dos seus jornais.

Por pertinentes leia-se: os temas que os seus leitores gostariam de ver trabalhados.

Estes comentários e sugestões podem mesmo servir como ponto de partida para um artigo ou trabalho mais aprofundado.

No caso de Alexandre Pais, este relacionamento com os leitores vai mais longe e passa até pela explicação das escolhas editoriais do Record.

Um exemplo: na última quarta-feira, depois da vitória de Sérgio Paulinho numa etapa da Volta à França, vários leitores interpelaram o director do Record com esta ideia: Sérgio Paulinho merece ser a manchete do dia seguinte.

A resposta de Alexandre Pais foi clara. “Capa sim, manchete infelizmente não”. Porquê? “Mandam os leitores e o mercado, não eu”.

Ao perceberem as escolhas editoriais dos respectivos directores, os leitores – actuais ou potenciais – conseguem mais facilmente compreendê-las. Isto dá ao Record e Jornal de Negócios mais transparência, interactividade e cria novas relações de confiança e credibilidade com os seus stakeholders.

Mas dará esta interactividade mais leitores aos jornais? Sou da opinião que sim. Tanto online como na edição em papel.

Até que chegará o dia em que os leitores utilizarão as redes sociais para influenciar as manchetes ou a publicação de uma notícia. Querem apostar?


| ... e mais assim! | partilhar

Perfil
Pesquisa
 
Artigos recentes

Confiança – um longo cami...

Os projectos que derrotam...

Nutrition Awards: renovaç...

GPA Brasil: nova edição a...

Portugal, Brasil e as par...

Integração

Expansão lusófona

Economia Verde: o novo pr...

Cooperação brasileira

Dan Edelman (1920-2013)

Ligações
Arquivo

Janeiro 2015

Junho 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Categorias

todas as tags

Subscrever feeds