Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

José Manuel Costa

José Manuel Costa

Portugal, Itália e Marrocos na mesma onda

31.08.10, José Manuel Costa

Não existe melhor maneira de nos conhecermos do que sermos avaliados por alguém de fora, que tenha uma perspectiva imparcial e fresca sobre um assunto, seja ele qual for.

 

Dito isto, convido-vos a lerem este artigo do Financial Times sobre um inglês, James, e uma norte-americana, Jennifer, que se conheceram em Amesterdão e decidiram - há nove anos - ir viver para Portugal.

 

Segundo o britânico, o casal fez uma shortlist de três países onde poderiam/quereriam viver. Para além de Portugal, faziam parte da lista Itália e Marrocos...

 

Será que esta associação faz parte da estratégia de promoção de Portugal no exterior? É isso que queremos?

 

A justificação de James para a escolha de Portugal. “O meu pai disse-me que conseguiríamos comer uma refeição inteira por seis euros. Achei que era uma boa recomendação”, explicou.

 

Mas continuemos o artigo. James e Jennifer mudaram-se, primeiro, para Vila Franca de Xira, e mais tarde para Boliqueime. Apaixonaram-se pela praia – James rendeu-se ao surf – e pela calma daquela zona do Algarve (muito barata se a vivermos como os locais, segundo o britânico, evitando os bares da moda e plantando a própria fruta e vegetais).

 

A má experiência surgiu com a tentativa, três vezes falhada, de contratar um canalizador. “Simplesmente desisti”, relembra. Finalmente, James termina o artigo a dizer que o que mais gosta de Portugal é o facto de… não ser particularmente especial.

 

“É como um daqueles velhos casacos – já um pouco coçados mas que nos servem perfeitamente e são confortáveis”, concluiu.

 

Um casaco velho? É isto que somos?

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.