14 de Outubro de 2010
Por José Manuel Costa

Dos últimos dias, destaco duas notícias. A primeira tem a News Corp como protagonista: a empresa anunciou na semana passada que vai lançar agregador de conteúdos.

 

Um portal pago e que será uma plataforma agregadora de todos os conteúdos da empresa de Murdoch: do Times e Sunday Times ao The Sun, News of the World e, segundo a própria MediaWeek, inclusive conteúdos de editoras rivais.

 

O projecto estará a ser trabalhado há já um ano - !!! – e será anunciado oficialmente antes do final do 2010.

 

A nova plataforma vai proporcionar novas oportunidades comerciais – de patrocínio e venda de publicidade – e vai chegar ao iPad e aplicações para telemóvel.

 

É uma jogada inteligente da News Corp, mas veremos como reagem os leitores ao facto do agregador ser pago.

 

A outra “revelação” da semana chega-nos... do potencial do próprio iPad. De acordo com o MediaWeek, o Financial Times está “celebrar” – a palavra é mesmo esta – depois de ter conseguido arrecadar 700 mil euros de receitas publicitárias desde Maio. Via iPad, claro está.

 

A aplicação do FT para o iPad registou o triplo dos downloads, nas duas primeiras semanas, em relação aos downloads do iPhone. Ao todo, foram já 400 mil os downloads de aplicação para o iPad.

 

O iPad representa já 10% do total das novas assinaturas digitais do FT. Uma percentagem bastante boa, segundo os responsáveis do histórico título.

 

“[A publicidade] de imprensa está morta e os proprietários dos media estão agora a encontrar novas forma de conciliar [diferentes modelos] juntos”, explicou o director-geral adjunto do FT, Ben Hughes.

 

E a cereja no topo do bolo surgiu quando o CMO da Unilever, Keith Weed, revelou que o iPad e – e os seus semelhantes – vão salvar a indústria da imprensa.

 

“Costumava ter uma pilha de jornais na manhã, mas agora navego pelo meu iPad”, explicou Weed na conferência anual do The Guardian. Será que é por aqui que irá caminhar o tão debatido futuro dos media? Ou alguém tirará outra carta - necessariamente melhor - do bolso?


| ... e mais assim! | partilhar

Perfil
Pesquisa
 
Artigos recentes

Confiança – um longo cami...

Os projectos que derrotam...

Nutrition Awards: renovaç...

GPA Brasil: nova edição a...

Portugal, Brasil e as par...

Integração

Expansão lusófona

Economia Verde: o novo pr...

Cooperação brasileira

Dan Edelman (1920-2013)

Ligações
Arquivo

Janeiro 2015

Junho 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Categorias

todas as tags

Subscrever feeds