Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

José Manuel Costa

José Manuel Costa

Izabella Teixeira: uma Ministra do Meio Ambiente com dimensão social

30.05.11, José Manuel Costa

Foi com um fantástico discurso que a ministra brasileira do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, conquistou os gestores e empresários, políticos e ambientalistas portugueses, na última sexta-feira, no almoço-conferência Futuro Sustentável, promovido pelo BES e Expresso.

 

Da apresentação do Ritz guardo, entre muitos, dois temas: a importância do sector privado na gestão ambiental e promoção da sustentabilidade e a dimensão social associada ao ambiente, biodiversidade e alterações climáticas.

 

Sobre o primeiro, a governante disse que a parceria entre Governo e empresários era crucial, salientando inclusive o papel do Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável brasileiro.

 

“Estamos absolutamente convencidos de que o papel do sector privado é estratégico e essencial para fazer descolar a agenda económica da sustentabilidade”, explicou entretanto a própria Izabella Teixeira numa entrevista ao Expresso, publicada no sábado.

 

Aqui, temas como as energias renováveis, alterações climáticas, biodiversidade ou segurança alimentar são os mais prementes.

 

Em relação ao segundo assunto, Izabella Teixeira relembrou à audiência que o Brasil retirou 60 milhões de pessoas da pobreza nos últimos cinco anos. “A classe média é hoje de 100 milhões de pessoas, metade da população”.

“As nossas opções não podem deixar de garantir qualidade de vida nem diminuir as expectativas de inclusão e combate à pobreza extrema. E o uso sustentável da natureza é essencial para este combate”, continuou Izabella, na mesma entrevista.

 

A responsável disse ainda que Dilma Rousseff seguiu Lula da Silva e atribuiu à luta contra a pobreza extrema o seu maior compromisso nos próximos anos. Não é de estranhar, por isso, que Izabella Teixeira seja já uma das mais activas e mediáticas ministras brasileiras deste mandato presidencial.

 

Se juntarmos a esta equação a questão - muito actual - do planeamento urbano sustentável e dos eventos climáticos extremos, então Izabella Teixeira tem um enorme desafio nas mãos. Um desafio que, acredito, poderá mudar profundamente o Brasil.

 

Leia também o artigo do Green Savers sobre o almoço do Ritz.