6 de Junho de 2011
Por José Manuel Costa

No início de 2010, expliquei aqui que a GCI iria continua a trilhar os caminhos da liderança e diversidade, reforçando o investimento em inovação e continuando a fazer evoluir as PR para o seu novo paradigma: chegar ao palco principal, participar nos processos de liderança corporativa e estar na génese – mas também no desenvolvimento – da estratégia, possibilitando ao marketing e comunicação um impacto real na estratégia de liderança.

 

Um ano e meio depois, não poderia estar mais satisfeito por termos seguido este caminho. A GCI está hoje na liderança - ou melhor, continua - e reforçou o seu papel no mercado.

 

Apresentámos – e ainda apresentamos –, em Portugal, o conceito de Public Engagement, uma estratégia que, acreditamos, é o futuro das PR. Reforçámos a nossa oferta em áreas como a saúde, consumo, sustentabilidade, CSR, social media e digital, corporate, intelligence, research. E, não menos importante: temos contado com a vontade e empenho dos nossos clientes para desenvolver os primeiros projectos e estratégias de Public Engagement no mercado português.

 

Os últimos dias mostraram-nos, através da Exame e Diário Económico, a realidade do sector. Como tive oportunidade de referir, trata-se de um sector extremamente competitivo, exigente e onde é necessário estar permanentemente a fazer evoluir estratégias e metodologias de trabalho. Por vezes, porém, tem falta de criatividade, curiosidade, competência e inovação.

 

Pude também ver – e reforçar – que a GCI tem um traço bem distinto no mercado. Apostamos na inovação em Public Relations, de que é exemplo o Public Engagement.

 

A GCI acredita que a promoção de interesses mútuos num mundo de interdependências e a criação de pontes de relacionamento entre stakeholders e shareholders, vulgo, Public Engagement, irá marcar a actual década da comunicação. Sei que o sector das PR está hoje melhor preparado para um futuro que coloca a confiança e credibilidade no centro da organização e inovação, e aí a margem para crescer – porque todos queremos crescer – é enorme.

 

É esse o nosso grande desafio: desenvolver estratégias de Public Engagement para todos os nossos actuais e futuros clientes, estabelecendo um conjunto de acções e comportamentos para as empresas se relacionarem com uma rede alargada de consumidores e organizações, comunidades e Governos, e criando pontes entre o sector público e privado, sociedade civil e a comunidade.

 

Outro dos nossos grandes objectivos tem como pano de fundo a língua portuguesa. Já estamos a construir pontes entre o chamado triângulo Portugal, Angola e Brasil, contando para tal com a Uanda, o nosso braço angolano, e a rede Edelman, a principal consultora independente de Public Relations no mundo.

 

Para além dos projectos que estamos a trabalhar em Angola, destaco o lançamento do nosso grande projecto de sustentabilidade – os Green Project Awards – no Brasil, no segundo semestre do ano.

 

Projectos como o EBAEpis – cuja segunda edição apresentamos amanhã – os Nutrition Awards, mas também o investimento que temos feito em estudos como o Edelman Trust Barometer, Good Purpose ou nos agregadores Green Savers e O Meu Bem Estar são exemplos da matriz multistakeholder com que encaramos o futuro das PR. E, sem dúvidas houvesse, a certeza que vamos continuar a colocar a inovação em Public Relations no centro de toda a estratégia da GCI.

 


| ... e mais assim! | partilhar

Perfil
Pesquisa
 
Artigos recentes

Confiança – um longo cami...

Os projectos que derrotam...

Nutrition Awards: renovaç...

GPA Brasil: nova edição a...

Portugal, Brasil e as par...

Integração

Expansão lusófona

Economia Verde: o novo pr...

Cooperação brasileira

Dan Edelman (1920-2013)

Ligações
Arquivo

Janeiro 2015

Junho 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Categorias

todas as tags

Subscrever feeds