30 de Junho de 2011
Por José Manuel Costa

No início de Maio, a Câmara Municipal de Cascais encerrou as Conferências do Estoril com um vídeo sobre Portugal e sobre os portugueses. O vídeo, recorde-se, é uma espécie de resposta – e mensagem de apelo – à Finlândia, País que ameaçava vetar o plano de ajuda financeira a Portugal.

 

Durante duas semanas, pouco mais se falou para além do vídeo que, como aqui referi, “ficará para sempre como um excelente exemplo de como as boas ideias são as mais simples”. Isto, claro, para além de realçar novamente o poder das redes sociais e da lusofonia.

 

A última semana elevou este movimento de recuperação da auto-estima dos portugueses, com o lançamento do movimento Portugal é Nobre, que apela, entre outros, à emoção de ser português, ao empreendedorismo e inclusão social.


Para ajudar a recuperar o orgulho no que Portugal tem de melhor, a Nobre convidou o realizador Marco Martins a contar uma história que demonstra a “nobreza de espírito dos portugueses”.

 

A campanha foca David Fernandes, que trocou Portugal por Moçambique para fundar a Big Hand, uma organização não governamental que promove o apadrinhamento de crianças órfãs. O movimento está também presente no Facebook, aqui, partilhando informações e estórias – antigas e actuais –, e pedindo aos fãs para fazerem o mesmo. Assim, funciona como ponte para a descoberta de outros projecto que precisam de ser descobertos, sendo uma plataforma de inclusão social


Com o lançamento do Green Savers e de O Meu Bem Estar, no ano passado, a GCI procurou não só agregar todos os projectos relacionados com a sustentabilidade, bem-estar e o desenvolvimento sustentável, mas também garantir que todos os projectos relevantes, qualquer que seja o seu tamanho ou número de pessoas envolvidas, chegassem a todos os seu stakeholders.

 

Se o Green Savers e o O Meu Bem Estar são pontos de encontro de comunidades específicas, que pretendem contribuir para a mudança de mentalidades, também o movimento Portugal é Nobre está no bom caminho para ajudar na luta contra um dos maiores flagelos portugueses: a nossa baixa auto-estima. E fá-lo da única maneira possível: através de uma estratégia de envolvimento colectivo, conhecimento e partilha de informação de projectos portugueses.

 


| ... e mais assim! | partilhar

Perfil
Pesquisa
 
Artigos recentes

Confiança – um longo cami...

Os projectos que derrotam...

Nutrition Awards: renovaç...

GPA Brasil: nova edição a...

Portugal, Brasil e as par...

Integração

Expansão lusófona

Economia Verde: o novo pr...

Cooperação brasileira

Dan Edelman (1920-2013)

Ligações
Arquivo

Janeiro 2015

Junho 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Categorias

todas as tags

Subscrever feeds