10 de Agosto de 2011
Por José Manuel Costa

*Texto publicado no Imagens de Marca

 

Portugal não é um bom exemplo, mas há países que são loucos por listas, prémios, rankings, números. Os Estados Unidos adoram tudo o que seja estatísticas, tabelas, rankings – e os ingleses, em menor escala, também.

 

Qualquer publicação norte-americana ou britânica tem um ranking dos 10 mais qualquer coisa. Os 10 mais ricos, os 10 mais influentes, as 10 que mais facturaram. Os 50 maiores filantropos, as 20 tecnológicas, as 40 mais inovadoras, e por este caminho.

 

Esta obsessão pelas listas existe também no mercado português, ainda que em muito menor escala. Aceito que, na maioria das vezes, ela é bem-vinda. Não digo que tenha de ser uma pesquisa obsessiva, mas é importante existirem listas, quando elas são relevantes e honestas.

 

O mesmo se passa com os rankings que, essencialmente, são listas com outro nome. Já os prémios, na sua maioria, são mais subjectivos, ponderados e complexos. E por isso, pelo menos no mercado português, mais polémicos e mediatizados.

 

No último mês, três destas listas, rankings e prémios chamaram-me a atenção. A PR Week, que lidera globalmente a informação sobre a indústria das PR – e não só – elaborou a sua Power List, com os 50 profissionais que lideram a mudança de paradigma do sector.

 

A lista é liderada por Leslie Dach, EVP de corporate affairs & government relations da Walmart (e ex-Edelman), que é elogiado pelo seu projecto Let’s Move, uma iniciativa de nutrição sustentável que contou com a colaboração da primeira-dama norte-americana, Michelle Obama. O segundo lugar da lista (que podem facilmente procurar online) foi para o presidente e CEO da Edelman, Richard Edelman.

 

Falando de Edelman, a consultora global de PR, na qual a GCI é afiliada, relançou também, este mês, o Tweetlevel, que identifica os mais influentes da Twitter, Como bónus, a consultora desenvolveu o BlogLevel, uma ferramenta que avalia os blogs mais influentes. Como todos gostamos de rankings, aqui estão duas ferramentas que nos ajudarão a perceber quem é mais relevante nestes dois locais.

 

Finalmente, os prémios. Há duas semanas, a GCI foi eleita a Agência do Ano para o jornal Meios & Publicidade. Como tive oportunidade de dizer nessa noite, dedico o prémio a todos os colaboradores da GCI, ex e actuais, e que são os responsáveis pelo sucesso dos últimos 17 anos.

 

É bom receber prémios, é sinal que estamos a trabalhar bem e a ser relevantes para todos os stakeholders, mas prefiro o efeito de contágio que estas distinções provocam, quer na nossa consultora quer no próprio mercado.

 

Na sua subjectividade, os prémios são importantes para ajudar a mudar mentalidades, promover as boas práticas e, não menos importante, criar uma dinâmica de inovação na indústria e sector que os acolhe. E eu quero que assim seja, também, neste exemplo.


| ... e mais assim! | partilhar

1 comentário:
De Sara a 10 de Agosto de 2011 às 13:48
Parabéns pelo destaque!


Comentar post

Perfil
Pesquisa
 
Artigos recentes

Confiança – um longo cami...

Os projectos que derrotam...

Nutrition Awards: renovaç...

GPA Brasil: nova edição a...

Portugal, Brasil e as par...

Integração

Expansão lusófona

Economia Verde: o novo pr...

Cooperação brasileira

Dan Edelman (1920-2013)

Ligações
Arquivo

Janeiro 2015

Junho 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Categorias

todas as tags

Subscrever feeds