26 de Agosto de 2011
Por José Manuel Costa

Quando receber a próxima edição das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), em 2013, o Rio de Janeiro contará com a preciosa ajuda da Câmara de Comércio de Madrid e Confederação dos Empresários da capital espanhola.

 

As contas feitas pelas duas entidades não deixarão de colocar um sorriso na cara dos governantes cariocas: durante as JMJ madridistas, os hotéis, transportes e comércio daquela cidade aumentaram as suas vendas em 160 milhões de euros (148 milhões, nos dados do conselheiro de Economia e Finanças da Comunidade de Madrid, Percival Manglano).

 

Entre terça e domingo, a crise económica ficou às portas de Madrid. Cinco dias de fé e crença, mas também de euros, muitos euros.

 

Para além dos estimados 39 milhões de euros arrecadados pelos restaurantes da capital espanhola, outros sectores registaram um aumento de vendas, sobretudo os ligados ao lazer: museus, bares, cafés e teatros.

 

As dormidas subiram 30% em relação a um Agosto normal, o que levou os empresários madridistas ligados ao comércio, inclusive, a mostrarem a sua “satisfação pela imagem da capital que se transmitiu a todo o mundo”.

 

“Fui uma aposta de longo prazo. Fomos capazes de oferecer uma imagem excelente da nossa cidade, um Madrid aberto, limpo, alegre e seguro. O milhão e meio de visitantes de todo o mundo que recebemos converteram-se nos melhores embaixadores de Madrid quando chegarem às suas cidades de origem”, explicou, satisfeito, o presidente da COCEM, a confederação dos empresários de Madrid.

 

As JMJ criaram entre 2.700 e 3.000 empregos directos na capital espanhola, um número que também não podemos ignorar, sobretudo no País vizinho.

 

Ao Rio, as JMJ chegarão antes do Mundial de Futebol (2014) e dos Jogos Olímpicos (2016), mas a complexidade e desafio da sua organização não ficará muito atrás dos eventos desportivos. Espera-se entre três a quatro milhões de pessoas no Rio – mais do que os dois milhões de Madrid – mas este número poderá não estar correcto. Eu diria que será superior.

 

Finalmente, a marca Madrid e a marca Rio de Janeiro. Se as últimas JMJ projectaram a marca e a imagem de Madrid a seis centenas de milhões de espectadores de todo o mundo, contribuindo para potenciar a imagem internacional da região – 4.700 jornalistas credenciados – o evento carioca não se ficará atrás.

 

Mais importante: a sua complexidade servirá de teste para os desafios dos três anos seguintes. Não apenas ao nível da organização e segurança, mas também ao nível de outros temas a que o Governo carioca tem dedicado uma particular atenção nos últimos anos, como o do desenvolvimento sustentável e estratégias de gestão ambiental.

 

“[Foi] um êxito sem precedentes, porque todos ganharam com a JMJ. O Governo, a oposição, o País e, sobretudo, a Igreja. Especialmente a igreja espanhola, tão necessitada de uma injecção de auto-estima, adrenalina e orgulho”, explicou aqui o El Mundo.

 

Em 2013, com um contexto social, político e económico diferente, as JMJ não deixarão ninguém indiferente. Uma excelente oportunidade, na minha opinião, para a tão falada mudança de mentalidades.


| ... e mais assim! | partilhar

1 comentário:
De Daniela Silva a 2 de Setembro de 2011 às 00:32
boa noite,
antes de mais quero felicita-lo pelo seu sucesso e pelo seu excelente blog, o meu nome é Daniela e o que me fez escrever esta mensagem é o seguinte, eu sou estudante de comunicação empresarial no Iscap e é muito dificil encontrar licenciados deste curso em Portugal e por isso eu gostava, se possivel, que me desse algumas dicas que considere importantes para se vingar nesta área, a da comunicação empresarial.

cumprimentos,

Daniela Silva





Comentar post

Perfil
Pesquisa
 
Artigos recentes

Confiança – um longo cami...

Os projectos que derrotam...

Nutrition Awards: renovaç...

GPA Brasil: nova edição a...

Portugal, Brasil e as par...

Integração

Expansão lusófona

Economia Verde: o novo pr...

Cooperação brasileira

Dan Edelman (1920-2013)

Ligações
Arquivo

Janeiro 2015

Junho 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Categorias

todas as tags

Subscrever feeds