27 de Setembro de 2011
Por José Manuel Costa

O digital, como sabem, é uma parte importante do Public Engagement, o que explica o investimento feito pela GCI e pela Edelman, nos últimos anos, nesta área.

 

Na Edelman, o ano de 2011 ficou marcado, entre outros, pelo reforço do investimento no digital. Quando, em Janeiro, Robert Phillips foi nomeado CEO da Edelman EMEA, substituindo David Brain, a caminho do importante mercado asiático, a mensagem de Nova Iorque foi bastante clara.

 

Richard é um dos principais defensores da tecnologia e nova democracia digital como ponte para todas as mudanças comportamentais do dia-a-dia, nas quais se incluem temas como a sustentabilidade e alterações climáticas, o bem-estar, a confiança, responsabilidade social ou transparência.

 

O CEO da Edelman EMEA, recorde-se, é também um dos principais responsáveis pela implementação da estratégia de Public Engagement na Europa, através do escritório de Londres, que liderou durante anos.

 

E não há coincidências. Há uns meses, a Edelman EMEA foi mesmo nomeada a Agência Digital do Ano, em 2011, para o The Holmes Report, um prémio que claramente reflecte o investimento da Edelman, na qual a GCI é afiliada, no digital.

 

Em Maio, no debate que moderei, no ISEG, sobre Gestão da Sustentabilidade, o research director da Havas Media, Rui Almeida, dizia que existiam dois meios privilegiados para comunicar a sustentabilidade, sendo um deles, naturalmente, o digital, pela lógica de diálogo com os stakeholders e facilidade em criar comunidades.

 

Isto só reflecte, hoje, a importância do digital, sempre numa lógica de ponte para a promoção de interesses mútuos num mundo de interdependências: o Public Engagement.

 

Por tudo isto, foi de uma forma natural que a GCI avançou para a Blue Digital, a nosso novo braço digital. A Blue Digital é liderada por Djáli Campos, que na semana passada foi entrevistada pelo Meios & Publicidade. Pode ler a entrevista neste link.

 

A Blue Digital vai reflectir, na área digital, a aposta da GCI na inovação em Public Relations. O investimento da GCI na Blue Digital vai elevar a nossa oferta digital, permitindo disponibilizar aos nossos clientes – actuais e futuros – uma equipa muito talentosa, especializada em conteúdos digitais.  

 

Para além da consultoria em social media, a Blue Digital aposta no webdesign, aplicações digital-based (iPad e mobile), desenvolvimento de formatos de media digital, SEM (Search Engine Marketing) e SEO (Search Engine Optimization) e consultoria em estratégia digital.

 

Finalmente: a aposta na Blue Digital foi identificada – e está a ser trabalhada – há vários meses. E não é certo que este capítulo fique por aqui – ou não estivéssemos a falar de uma área em permanente mudança… como o próprio sector das Public Relations, de certa forma.


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