15 de Fevereiro de 2012
Por José Manuel Costa

*Artigo publicado no Imagens de Marca

 

A 10 de Novembro, Richard Edelman foi convidado para discursar no 50º jantar do IPR (Institute for Public Relations) norte-americano. Para uma data tão pomposa, o Presidente e CEO da Edelman escolheu um tema fracturante: re-imaginar a nossa profissão e as PR num mundo complexo.

 

Richard Edelman aproveitou para abordar vários temas que interessam ao futuro da nossa indústria, assuntos que, normalmente, ele expõe no seu blog, o 6 A.M. Hoje, vou escrever sobre um dos temas abordados por ele – a formação, um dos pilares do futuro da indústria e que passará, cada vez mais, por atrair e desenvolver os talentos com competências alargadas.

 

Diz Edelman que precisamos de pessoas com competências que vão para além da comunicação. Estamos a falar de licenciados em Economia, Gestão, Direito, Engenharia, Finanças – entre outros –, jovens que tenham passado experiências de funções governamentais, outros como conhecimentos  ólidos de estatística e métodos de análise (muito importante, por exemplo, para medir – rigorosamente – os resultados do nosso trabalho; ou encontrar os influenciadores digitais).

 

“As Public Relations devem oferecer uma carreira, não apenas uma mera passagem”, explicou.

 

Numa altura em que a indústria vive uma das suas fases mais importantes da história recente, em Portugal e resto do globo, é indispensável abrirmos a porta a outras qualificações e competências que não a comunicação.

 

Um exemplo: em Dezembro, a GCI lançou a segunda edição do “From Ordinary to Awesome”, um programa de estágios com um recrutamento único e que tem como objectivo formar consultores de Public Engagement.

 

Com uma duração de seis meses, o programa teve uma especial atenção em recrutar pessoas com formação académica ligada a várias áreas de competência que não a comunicação: Economia, Gestão, Direito, Geografia, Nutrição, Biologia, Bioquímica, Farmácia, Psicologia, Engenharia Civil, Medicina, Enfermagem, Engenharia do Ambiente ou Acção Social.

 

A primeira fase – a de recrutamento – decorreu durante o Verão e chegou a 45 faculdades de Lisboa, Porto e Coimbra, tendo sido recebidas mais de 600 candidaturas de 90 cursos diferentes. A avaliação final terá em conta dois eixos: a avaliação da formação em sala e os vários desafios que serão colocados ao trainee; e a avaliação pelo responsável de competência de cada trainee alocado.

 

Mais tarde será feito um relatório de avaliação, incorporando os vários elementos em análise e definindo as recomendações de integração ou não integração na GCI - assim como as funções que cumprem com o plano de carreira recomendado.

 

Finalmente, será feita uma reunião do board do projecto, onde serão explicitadas as necessidades operacionais de RH de cada competência e cruzadas as recomendações anteriores, no sentido de colocar os trainees com recomendação de integração. Assim, os melhores candidatos serão convidados a integrar a GCI.

 

Tal como a Edelman, a GCI está a re-imaginar as Public Relations, os nossos limites e responsabilidades. Estamos a mudar a forma como trabalhamos, pensamos, nos integramos ou relacionamos com as outras disciplinas do marketing.

 

Porque, sejamos realistas, o nosso lugar é cada vez mais junto dos conselhos de administração. E esse será, cada vez mais, o caminho da GCI: a procura pelo Public Engagement.

 

Tal como Richard Edelman, acredito que um profissional com uma formação diferente e experiências diversas pode, mais consistentemente, desenvolver uma ideia tão competente, arrojada e inovadora quanto vencedora. É esta a nossa aposta.


| ... e mais assim! | partilhar

Perfil
Pesquisa
 
Artigos recentes

Confiança – um longo cami...

Os projectos que derrotam...

Nutrition Awards: renovaç...

GPA Brasil: nova edição a...

Portugal, Brasil e as par...

Integração

Expansão lusófona

Economia Verde: o novo pr...

Cooperação brasileira

Dan Edelman (1920-2013)

Ligações
Arquivo

Janeiro 2015

Junho 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Categorias

todas as tags

Subscrever feeds