Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

José Manuel Costa

José Manuel Costa

Cannes: a dura realidade dos PR Lions

21.06.12, José Manuel Costa

Espero que não tenha passado despercebida ao sector português de PR a conferência de imprensa dos jurados desta categoria, em Cannes. Jurados, como sabem, nos quais me incluo.

Uma vez mais, as agências de publicidade dominaram os PR Lions, como já tinha timidamente dado a entender ao Meios & Publicidade. O que falta às consultoras de PR? Criatividade. E uma grande ideia.

Nos últimos anos, globalmente, muitas consultoras de comunicação tentaram procurar a criatividade das agências de publicidade através do recrutamento de directores criativos - que vinham das agências. Mas não mudaram a sua maneira de trabalhar, não se actualizaram, não procuraram novas metodologias, e por isso continuaram a ser ultrapassadas pelas agências de publicidade.

Joe Sinclair, da Burson-Marsteller, tocou num ponto fulcral da não-evolução das PR. Os clientes precisam de evoluir dos briefings focados em métricas e objectivos de cobertura noticiosa.

Ainda que os PR Lions não reflitam, a 100%, toda a indústria, ele é uma boa mostra do melhor que se faz nas PR globais. E é a partir daqui - da necessidade das grandes ideias - que a indústria tem de trabalhar para que os PR Lions 2013 sejam uma verdadeira festa e mostra de boas ideias do nosso sector - e não de outros.

Com criatividade e inovação.