Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

José Manuel Costa

José Manuel Costa

Lisboa, Chiado de 2028

26.08.08, José Manuel Costa

Lisboa de 2008 tem muito pouco da capital de Portugal de 1988. Desde o dia em que o Chiado acordou em chamas muita coisa mudou no País. Da política, à economia, da cultura ao desporto muita coisa mudou em 20 anos, o tempo que o Chiado necessitou para sorrir.

 

Em duas décadas Portugal viu chegar as grandes superfícies e os centros comerciais, assistiu à privatização da banca, dos seguros, integrou o sistema monetário europeu, formou campeões, ergueu a Expo'98, organizou o Euro 2004, construiu pontes e rasgou estradas e outras vias de comunicação. Assistiu ao nascimento da televisão privada, viu nascer jornais, revistas e rádios, referendou a regionalização e o aborto, presidiu à União Europeia e a política interna teve viragem à direita e à esquerda. E as pessoas? Quando nos lembramos daquilo que éramos em 1988... tão diferentes que estamos.

 

E daqui por 20 anos? Que mudanças Portugal estará operado? Teremos a alta velocidade, um novo aeroporto, novas acessibilidades que nos permitirão chegar mais rapidamente a qualquer lugar. Teremos certamente novos rostos nos lugares de gestão e da política. E a comunicação? Para onde caminha a comunicação?