Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

José Manuel Costa

José Manuel Costa

Oba Digital

29.08.08, José Manuel Costa

Barack Obama deu a conhecer a sua escolha para candidato à vice-presidência dos Estados Unidos da América através de SMS, ou mensagem recebida via telemóvel.

 

Naquela que é já considerada a melhor campanha política de sempre, Barack Obama, ou melhor, David Plouffe, director da campanha presidencial, está a saber gerir, como ninguém até hoje havia ousado, uma estratégia de comunicação com meios ainda não convencionais.

 

Num claro recurso a plataformas de comunicação como o SMS, o MMS, o YouTube, os blogs, a eleição do 44.º presidente dos Estados Unidos da América, que ocorrerá no Outono, é já e por si só uma vitória. Uma vitória da comunicação e da forma como chegar mais perto do eleitorado.

 

Sem tomar partido por Democratas ou Republicanos, a verdade é que a decisão de trocar o formato conferência de imprensa ou discurso televisivo pelo envio de e-mail, SMS ou MMS, para apoiantes e simpatizantes permite não só gerar buzz como engrossar a mailing list para futuros envios de mensagens.

 

No caso de Obama, o poder do digital tem também permitido que o candidato Democrata seja o campeão da recolha de fundos através, exactamente, da Internet.

 

Quando um candidato dá “luz verde” ao seu director de campanha – no caso David Plouffe – para enviar um e-mail aos apoiantes, para que estes saibam em “primeira-mão” o nome do candidato a vice-presidente dos Estados Unidos da América, e a convidá-los a remeter esse mesmo e-mail para amigos está a fazer História. Está a demonstrar o poder do digital, a força do “passa palavra” e, sobretudo, a permitir que o receptor sinta que é único, que tem poder. Uma autoridade que vai para além do voto que deposita na urna. Está a inaugurar um novo ciclo na forma de comunicar e fazer política.

 

Agora que Obama já disse formalmente “Sim” ao convite para ser candidato à Casa Branca que fórmulas irão ser eleitas para comunicar outros desafios e outras decisões?

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.