Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

José Manuel Costa

José Manuel Costa

Na linha da frente!

05.12.08, José Manuel Costa

Hoje é o segundo dia para agitar as mentes e continuar a gerar um grande movimento em torno dos temas que marcam a agenda internacional em matéria de desenvolvimento sustentável.

 

 

Depois de ontem a qualidade dos oradores e participantes ter superado todas as expectativas, a fasquia do Green Festival, que decorre até dia 8 de Dezembro, no Centro de Congressos do Estoril, está alta e as aprendizagens para o próximo ano estão a ser anotadas.

 

Mas, os desafios em prol do desenvolvimento sustentável não param. A Comissão Europeia acaba de adoptar uma proposta que, pela primeira vez, irá permitir a todos os Estados-membros e regiões da União investirem na habitação mediante medidas de eficiência energética e energias renováveis.

 

No momento em que as palavras “crise” e “económica” se tornaram banais nas conversas, o antigo vice-chanceler alemão Joschka Fischer não escondeu, ontem no Centro de Congressos do Estoril, que a crise mais séria é a que junta as palavras “crise” e “ambiente”.

 

Num claro desafio à acção conjunta para abrir/identificar as grandes oportunidades, Fischer lembrou o desafio na aposta das energias renováveis. Uma área onde a Europa poderá ter posição dominante, por oposição à energia nuclear e ao petróleo.

 

Tendo Portugal clima e posição geográfica privilegiadas, gostaria de fazer minhas as palavras do ex-líder alemão, “mostrem-me um país rico que tenha destruído o seu futuro com investimentos na sustentabilidade".