Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

José Manuel Costa

José Manuel Costa

Um grande dia para a sustentabilidade e para o Grupo GCI

16.09.09, José Manuel Costa

Ontem foi um grande dia para a sustentabilidade e para o Grupo GCI, Quercus e Agência Portuguesa do Ambiente, organizadores da segunda edição do Green Project Awards (GPA). A sala cheia do Grande Auditório da Culturgest é sinónimo que a palavra sustentabilidade faz sentido para os convidados e parceiros do GPA e para os mais de 400 candidatos que, em dois anos, quiseram partilhar com a sociedade a relevância do que estão a fazer.

 

É uma convicção partilhada pelos parceiros e pelo júri, porque acreditaram neste projecto que já tem uma dimensão e abrangência inéditos em Portugal. A todos o meu reconhecimento e obrigado pelo apoio e contributo.

 

Numa altura em que se discute o que temos que fazer pelo futuro do Planeta, a sustentabilidade é, acima de tudo, uma atitude, como ontem tive a oportunidade de referir durante a cerimónia.

 

Uma atitude de preservar, de ser ecológico, solidário e ambientalmente responsável. É isto que as gerações futuras esperam de nós. E é algo que temos que reaprender, que é preciso encaixar nos ritmos de vida acelerados em que vivemos, que exige vontade e motivação.

 

Ser sustentável é uma determinação, muitas vezes, individual, e que nós, no nosso trabalho estratégico de comunicação, queremos influenciar. Porque comunicar é transmitir aos outros as melhores práticas, dar o exemplo, mostrar que é possível fazer bem e, igualmente, mudar comportamentos.

 

Para nós, sustentabilidade é uma palavra com sentido há já muito tempo. O sucesso dos Green Project Awards, a nossa participação no Green Festival – que se realiza também este mês e para o qual obtivemos a distinção do Alto Patrocínio do Sr. Presidente da República – os resultados do trabalho com os nossos clientes, as nossas práticas no dia-a-dia.

 

Quero, pessoalmente, contribuir para que o futuro seja sustentável. Conto utilizar os conhecimentos que tenho, na minha área de negócio, para levar esse propósito ao maior número de pessoas. Acho que não é pedir demasiado, que cada um de vós faça o mesmo.

 

Se não conseguiu estar presente na cerimónia pode rever aqui como ela decorreu, as intervenções do Ministro da Economia e das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, do Ministro do Ambiente, Francisco Nunes Correia, e do presidente executivo da Sonae, Paulo Azevedo, assim como a apresentação dos vencedores e menções honrosas.