Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

José Manuel Costa

José Manuel Costa

Assim se perde credibilidade

09.09.08, José Manuel Costa

O Financial Times publicou na coluna LEX – uma das mais lidas do jornal – o texto "Pigs in Muck". Sob este título o jornal fez o balanço das economias portuguesa, italiana, grega e espanhola e a análise reflecte a realidade económica destes países. Nada que surpreenda quem habitualmente lê este jornal inglês.

 
Mas feriu o artigo! Feriu quando apelidou estes países de "Pigs" (porcos). Mais. Quando ao justificar o termo escreveu "Take Portugal, Italy, Greece and Spain, sometimes described as the Pigs. It is a pejorative moniker but one with much truth".
 
Naquilo que considero um verdadeiro abuso de imprensa e de total falta de ética editorial não posso, enquanto cidadão, enquanto líder de uma empresa portuguesa, enquanto membro do The European Association of Communication Directors deixar de concordar com Salvador da Cunha. Defende o presidente da APECOM que "é motivo para provocar um incidente diplomático e pedir ao Governo inglês que publicamente se demarque desta situação e critique o Financial Times".
Afinal, o termo utilizado ultrapassa o tradicional humor inglês. Ultrapassa o tradicional jogo de palavras. É um termo depreciativo. Atenta à dignidade dos cidadãos, de quem "dá a cara" pelos respectivos países – sejam políticos, empresários ou emigrantes.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.