Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

José Manuel Costa

José Manuel Costa

Nutrition Awards e os objectivos (esquecidos) do Milénio

24.11.09, José Manuel Costa

Há uma semana que arrancaram as candidaturas para o Nutrition Awards, o mais recente projecto do Grupo GCI e que terá em 2010 a sua primeira edição. Os Nutrition Awards é uma co-organização do Grupo GCI com a Associação Portuguesa dos Nutricionistas (APN) e pretende reconhecer o trabalho realizado na área das ciências da nutrição.

 

Em concurso vão estar projectos, serviços ou produtos inovadores – e eficazes – no campo da nutrição sustentável. É uma iniciativa inédita que pretende colocar na ordem do dia um tema que não tem tido, ano após ano, o destaque que a sua importância global merece.

 

Para se ter a noção da importância deste tema na sociedade, basta voltar ao ano 2000 e aos chamados “Objectivos do Milénio”, aprovados por todos os 189 Estados-membros na Assembleia Geral das Nações Unidas e 23 outras organizações internacionais.

 

O primeiro objectivo – de um total de oito – era erradicar a pobreza extrema e a fome. A sustentabilidade ambiental, só para fazer um paralelismo com um tema muito em voga – e bem! – vinha em sétimo lugar.

 

Gosto de ver o Nutrition Awards como o prolongamento, com as devidas ressalvas, de um projecto como o Green Project Awards. Ambos têm na promoção dos projectos sustentáveis o seu principal objectivo e, embora o tema não seja o mesmo, existem pontos em comuns.

 

A começar pela mudança de mentalidades, algo necessário para que qualquer projecto seja disruptivo e verdadeiramente influente na sua área. Os sucessos do Green Project Awards e Green Festival, por exemplo, são a prova de que esta mudança de mentalidades é possível.

 

Apesar deste projecto só agora arrancar, a larga experiência que o Grupo GCI tem na área da nutrição e alimentação – e a nossa parceria com a APN e o apoio dos ministérios da Educação e da Saúde – fazem dos Nutrition Awards um projecto de presente e futuro.

 

Presente na cerimónia de apresentação dos Nutrition Awards, o secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, explicou que o tema da nutrição tem que ser encarado, cada vez mais, na perspectiva da inovação e da investigação. E também é necessário tornar o tema mais apelativo.

 

 “Temos que alterar as estratégias para chegar às pessoas e tornar mais interessante o tema [da nutrição]”, explicou. É aqui que penso que o Grupo GCI pode intervir, com a sua experiência na área da comunicação e das relações públicas.

 

As candidaturas estão abertas até 15 de Março e a partir desta data começa o trabalho dos cinco júris – um por prémio – que decorre até 30 de Maio. A cerimónia de entrega de prémios está marcada para Junho de 2010 e pode conhecer melhor os Nutrition Awards em www.nutritionawards.pt.

1 comentário

Comentar post