Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

José Manuel Costa

José Manuel Costa

Diversidade e liderança: o nosso caminho

12.01.10, José Manuel Costa

Depois de ter sido escolhida pela Advertising Age como a sétima agência da década – e a melhor do sector das RP – a Edelman voltou a conquistar um “prémio” de Agência de RP da década. Desta vez a escolha foi do The Holmes Report, noutra distinção bastante importante para a agência na qual o Grupo GCI é afiliado.

 

A justificação para a escolha da Edelman como agência de RP da década, desta vez, teve novos argumentos: crescimento financeiro, estabilização e garantia de qualidade de serviço e crescimento sólido em dois mercados fundamentais, Europa e Ásia-Pacífico, e "liderança intelectual impressionante", com o lançamento de estudos como o Trust Barometer.

 

Outras das duas razões são, para mim, mais importantes e, para utilizar a palavra do The Holmes Report, " impressionantes". Nem que seja por ter directamente lidado com elas: diversidade e liderança do sector.

 

Diz o The Holmes Report que a Edelman entrou em 2000 como especialista nas áreas de consumo e saúde, mas saiu da década com várias outras competências, sobretudo ao nível do corporate, public affairs e gestão da reputação.

 

Também “impressionante” foi, para o The Holmes Report, o “pioneirismo” na integração dos social media nos planos de comunicação e relações públicas. Pode ler todos os argumentos do The Holmes Report aqui.

 

 

Acredito que, cada vez mais, a diversidade das equipas que compõem uma consultora de relações públicas é essencial. Veja-se o caso da Edelman, por exemplo.

 

Basta fazer uma pesquisa no PRWeek ou Brand Republic para ver que a procura de profissionais com diferentes competências, do planeamento ao digital, passando pela área da sustentabilidade, saúde ou pelos conteúdos, é uma das permanentes estratégias da multinacional norte-americana.

 

No Grupo GCI, o ano de 2009 ficou marcado pelo reforço na área do digital e pelos importantes investimentos na área do desenvolvimento de conteúdos, inovação e turismo.

 

Entrar em 2010 com a prova – via Edelman – que estamos no bom caminho é a melhor notícia que poderíamos ter recebido. E é o caminho da diversidade e da liderança, certamente, que vamos continuar a trilhar no novo ano.