Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

José Manuel Costa

José Manuel Costa

Edelman contrata o Lionel Messi dos conteúdos

17.02.10, José Manuel Costa

Há um mês escrevi aqui que bastava fazer uma pesquisa no PR Week ou Brand Republic para perceber que a procura de profissionais com diferentes competências – do planeamento ao digital, passando pela área da sustentabilidade, saúde ou pelos conteúdos – é uma das permanentes estratégias da Edelman.

 

Na segunda-feira de Carnaval, a estratégia da nossa afiliada internacional voltou a imperar, com a contratação Richard Sambrook para Global Vice Chairman e Chief Content Officer da Edelman – com assento no Global Executive Commitee, presidido por Richard Edelman.

Sambrook foi imediatamente rotulado por David Brain como “o Lionel Messi dos conteúdos” – e, para ser sincero, o seu currículo demonstra o porquê.

 

“É muito entusiasmante. Conheço o Richard há cinco anos e não consigo pensar em ninguém melhor para este trabalho”, disse Brain no blog Sixty Second View.

 

Esta contratação vem na sequência de outras – nas áreas de sustentabilidade ou digital – realizadas pela Edelman nos últimos meses. Uma estratégia, de resto, que o próprio Grupo GCI tem desenvolvido nos últimos três anos.

 

Como diz David Brain no seu blog, Sambrook será o primeiro Chief Content Officer da Edelman e ajudará os nossos clientes a produzir conteúdos escritos, vídeo e áudio e a contar a sua própria história de uma forma directa e que diga algo aos consumidores.

 

E quem melhor para o fazer do que Sambrook, que conta com um passado de dez anos como Director of Global News da BBC, onde pertencia ao management board?

 

Dizia David Brain, quando esteve no Verão passado em Lisboa para comemorar os 15 anos do Grupo GCI, que todas as empresas teriam de ser empresas de media e tinham de saber contar a sua história de uma forma relevante e "engaging" para os seus vários públicos.

 

Nessa altura, recordo-me, o Grupo GCI estava a lançar duas novas áreas – Engagement Contents e Inovação e Turismo. O objectivo era – e é – esse mesmo, construir e criar histórias para os nossos clientes. Porque, como diz Brain ou Richard Edelman, todas as empresas serão, cada vez mais, elas próprias produtoras de conteúdos.
 
A partir de Maio vamos passar a trabalhar também com Richard Sambrook. Certamente que aprenderemos bastante com ele e com a sua experiência de jornalismo e de social media, e, sobretudo. de entender o consumidor, o leitor e o espectador, as suas necessidades e interesses.