Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

José Manuel Costa

José Manuel Costa

Madeira e as alterações climáticas

22.02.10, José Manuel Costa

Hoje de manhã, durante a apresentação da terceira edição dos Green Project Awards, o director-geral da Agência Portuguesa do Ambiente, António Gonçalves Henriques, dizia que o que aconteceu este fim-de-semana na Madeira “leva-nos a pensar o que é isto da sustentabilidade”.

 

Não poderia concordar mais com o professor Gonçalves Henriques. Num fim-de-semana marcado pelo mau tempo, a questão das alterações climáticas – e das suas consequências para a sustentabilidade ambiental da nossa sociedade – voltou imediatamente aos temas de conversa.

 

Ontem, o primeiro-ministro de Cabo Verde, enquanto manifestava a solidariedade pelo que se passou na Ilha da Madeira - solidariedade que também aproveito para manifestar - referiu também estar “preocupado” com os possíveis impactos das alterações climáticas na plataforma atlântica.

 

E é para ficar preocupado. O clima está a mudar a olhos vistos – ano após ano assistimos a condições climatéricas extremas em todo mundo.

 

Recordo que, há apenas dois meses, perto de duas centenas de países se reuniram em Copenhaga para definir limites e plataformas de actuação para este assunto. A cimeira foi rotulada de um “fracasso” por grande parte dos analistas e especialistas em alterações climáticas.

 

Estamos no limite. É a altura para mudarmos a nossa mentalidade em relação às acções relacionadas com o ambiente e sustentabilidade. Caso contrário, cenas como as que se passaram no sábado na Madeira e domingo em alguns pontos de Portugal Continental passarão a ser a regra – e não a excepção.
 

1 comentário

Comentar post