Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

José Manuel Costa

José Manuel Costa

O dilema do século

15.04.10, José Manuel Costa

Vinte cidades e vilas portuguesas estiveram ontem no Parlamento Europeu, por iniciativa da eurodeputada Maria da Graça Carvalho, para debater as alterações climáticas. O debate, que segundo a Lusa contou também com a presença de vários especialistas neste tema, teve um objectivo: saber como podem as cidades (e vilas) combater – juntas – as alterações climáticas.

 

A forma como podemos contribuir para o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis – e as oportunidades que surgem todos os dias neste campo - é hoje um dos dilemas da sociedade moderna. É o dilema do século.

 

Como o poderemos fazer? E, sobretudo, como o poderemos fazer tirando partido, simultaneamente, dos benefícios económicos que este alargado leque de acções poderá significar para um meio urbano? Para já, começando a mudar mentalidades.

 

É, pelo menos, esse o sentimento que tenho visto durante a organização do GPA Roadshow, a mostra itinerante que organizamos, juntamente com a Quercus e a Agência Portuguesa do Ambiente, e que promove o desenvolvimento sustentável em vários concelhos portugueses.

 

Tenho tido oportunidade de dizer várias vezes que a sustentabilidade urbana, sendo um assunto que abrange uma panóplia de interessados, deverá começar por cada um de nós.

 

O GPA Roadshow vai levar às comunidades locais vários exemplos do melhor que se faz, em Portugal, nas áreas da energia, resíduos, água, biodiversidade ou mobilidade.

 

O objectivo? Esse mesmo, mudar mentalidades. E mostrar não apenas o que as autarquias e empresas estão a fazer para serem, elas próprias, o motor desta mudança, mas também incentivar e sensibilizar as populações para abraçarem a sustentabilidade de uma forma natural. Afinal, será essa mesma sustentabilidade que, mais cedo ou mais tarde, nos será imposta – e por “nos” quero dizer a sociedade e os seus intervenientes. Por isso mais valerá começarmos quanto antes a prepararmo-nos.

 

Se ainda não conhece o GPA Roadshow, conheça-o via Facebooksite ou Twitter.

 

PS: No Oeiras Sustentável, o Roadshow que vamos levar até à vila de Oeiras, há um mini-curso de jardinagem em varandas. Quando digo que este tema nos afecta a todos, mas mesmo todos, não estou a exagerar…