Mudar mentalidades na Índia rural
A televisão estatal indiana Doordashan começou a transmitir no mês passado um concurso/reality show, baseado no “Quem quer ser Milionário”, que irá premiar vilas e cidades que invistam na promoção da sustentabilidade.
O programa chama-se Green Kerala Express e foca-se sobretudo nas instituições ou grupos de pessoas das zonas rurais de Kerala que lideram o processo de desenvolvimento sustentável. Ou, pelo menos, que tentam faze-lo.
O programa recebeu 250 inscrições e tem sido motivo de conversas permanentes na sociedade indiana. Pelo menos naquela região, como prova o tipo de concorrentes que já apresentaram os seus projectos: desde a vila que tem rejeitado liminarmente a utilização de fertilizantes e pesticidas em prol da agricultura orgânica ou o grupo de donas de casa que converte lixo doméstico em bio-combustíveis.
Outro dos projectos passa por substituir as luzes de um bairro inteiro por uma iluminação mais sustentável. Simples mais eficaz. (um pouco na senda do nosso projecto Vila do Clima)
Ao todo são 105 episódios, em formato que combina reality show com programa de viagens, e que servirão de base para um período de perguntas e respostas do júri e audiência.
Este projecto é paradigmático por vários motivos. Em primeiro lugar, porque mistura o apoio do Estado (o projecto vencedor recebe 160 mil euros), entretenimento, exposição fortíssima nos media e redes sociais (o programa está em todas as principais). E, sobretudo, trata-se de avaliar - e promover - o esforço colectivo das populações daquela região em trabalhar para o desenvolvimento sustentável e melhoria do nível de vida.
Vindo de um BRIC, acho que este último ponto é importantíssimo. Os próprios apresentadores vão viajar de bicicleta pelas vilas de Kerala para apresentar os 105 episódios do Green Kerala Express.
É também um projecto que vai trazer para o dia-a-dia aquela região indiana temas “escondidos” da habitual discussão sobre as alterações climáticas e emissões de carbono, como a agricultura sustentável, a conservação da água, a segurança alimentar, a saúde, a educação, a energia, os ecoedifícios ou até, segundo a Fast Company, a questão dos direitos da mulheres.
Na verdade, o que está aqui em jogo é uma questão que já falei em vários posts: a mudança de mentalidades. Estes projectos são o território natural das Public Relations, sejam neste ou noutro formato.
Este é o primeiro de três posts que irei escrever sobre os BRIC. O projecto Green Kerala Express, por seu lado, pode ser seguido aqui.