Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

José Manuel Costa

José Manuel Costa

Lula da Silva é o líder mais influente do mundo

30.04.10, José Manuel Costa

Não tenho nenhuma bola de cristal nem contactos privilegiados na Time, mas pareceu premonitório o meu de post de ontem sobre o presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva.

Algumas horas depois de o ter colocado online, a prestigiada revista Time elegia Lula da Silva como o líder mais influente do Mundo.

O texto sobre Lula da Silva foi escrito por Michael Moore, que disse: “A grande ironia da presidência de Lula (…) é que enquanto ele tenta levar o Brasil para o primeiro mundo com programas sociais como o Fome Zero, desenhado para acabar com a fome, e com planos para melhorar a educação de membros da classe trabalhadora brasileira, os Estados Unidos parecem-se, a cada dia que passa, cada vez mais com o terceiro mundo.

O que Lula quer para o Brasil é aquilo a que chamámos o Sonho Americano. Por outro lado nós, nos Estados Unidos, onde 1% dos mais ricos detêm mais riqueza financeira que os 95% menos ricos juntos, estamos a viver numa sociedade que se está a tornar cada vez mais na brasileira”.

A lista não é consensual – as listas nunca são consensuais – e tem até, à primeira vista, alguns nomes, à partida, desconhecidos. Duas coisas, porém, saltam à vista: a grande quantidade de asiáticos no ranking; e o grande texto sobre o sheik Khalifa bin Zayed al-Nahyna, presidente dos Emirados Árabes Unidos, e que passo a citar.

“O príncipe foi sempre um sóbrio protector das riquezas de petróleo de Abu Dhabi e está a planear um futuro pós-petróleo: o emirado quer ser o líder mundial em energia sustentável”. Touché!

Leiam aqui a lista toda dos mais influentes do Mundo.