Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

José Manuel Costa

José Manuel Costa

O Public Engagement de David Cameron

12.07.10, José Manuel Costa

O Governo britânico, liderado por David Cameron, está a convidar os seus cidadãos a sugerirem ideias para cortar nos gastos públicos e melhorar o serviço público daquele País. Bom, utilizo o verbo "convidar" mas poderia também utilizar "pedir".

Para recolher estas ideias, o Governo britânico celebrou uma parceria com o Facebook e com o diário The Sun, tendo ainda lançado um site especificamente para este projecto.

Qualquer semelhança com o Office of Public Engagement, asseguro-vos, não é pura coincidência.

No Facebook, e através da página “Democracy UK”, o Governo britânico lançou um “Spending Challenge Channel” para que todos possam enviar as suas sugestões.

“Será um grande teste”, começou por dizer Cameron do projecto. “Muitos dizem que as pessoas estão bastante interessadas em baixar os custos do Governo, mas não estão verdadeiramente interessantes em política. Para mim, isto acontece porque até agora [a estratégia] tem sido muito top down”.

“Há um grande espírito cívico neste país, as pessoas querem ganhar o controlo das coisas e faze-las de uma forma diferente. Através do Facebook estamos a dar-lhes essa oportunidade. E eu acho que elas vão aceitar [este desafio]”, explicou Cameron.

Por sua vez, Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, dirigiu-se especificamente aos utilizadores britânicos desta rede social.

“As pessoas têm muitas ideias. E também muita energia. Acho que, para elas, esta é também uma forma fácil e barata de trazer novas ideias [para discussão]”, explicou.

O vídeo informal foi colocado online no mesmo dia em que George Osborne, ministro das Finanças britânico, pediu também aos britânicos para contribuírem com ideias para poupar nos gastos públicos e melhorar estes mesmos serviços públicos.

“Precisamos de diminuir a dívida [do País] e isso significa cortar em alguns investimentos e é aí que precisamos da vossa ajuda e ideias. Há umas semanas pedi aos funcionários dos serviços públicos para deixarem-nos as suas ideias, e umas inesperadas 56 mil pessoas responderam a este apelo”, explicou Osborne, que reiterou o apelo nas páginas do jornal The Sun.

“Isto significa que as pessoas respondem… quando lhes dão uma hipótese”, continuou, anunciando ainda que algumas destas ideias estarão já a ser postas em prática.

Onde se pode poupar? Que ideias boas deverão ser implementadas noutros serviços, regiões ou departamentos? O que pode ser melhorado? São estas algumas das questões que o Governo britânico pretende ver respondidas.

Isto é transparência, interactividade, criação de novas relações de confiança e credibilidade entre os vários stakeholders. E isto também é Public Engagement.

O vídeo foi também colocado num site desenvolvido especificamente para este projecto, que podem consultar aqui. O site estará online até ao final de Agosto.

Vejam o vídeo de David Cameron e Mark Zuckerberg e cliquem também aqui para assistirem ao apelo de George Osborne à população.