Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

José Manuel Costa

José Manuel Costa

As 10 lições de Dan Edelman - e as minhas

15.07.10, José Manuel Costa

Acabo de ler, no blog da GCI, as dez lições que Richard Edelman compilou da aprendizagem de mais de 30 anos a trabalhar lado-a-lado com o seu pai Dan.

É impossível deixar passar os ensinamentos do recém nonagenário – mas que, curiosamente, não perdeu o seu olhar incisivo e pertinente sobre o caminho que a indústria e a própria Edelman estão a seguir.

 

Um visionário.

Recomendo estas lições a todos – moldando-as, sempre que necessário, ao nosso mercado.

 

Esta não é mais uma lista. Para mim esta é "a" lista a seguir.

1. Compitam durante todos os minutos de todos os dias. Chorem as vossas perdas mas aprendam a partir delas. Celebrem as vossas vitórias mas sejam rápidos, para voltarem imediatamente a jogo.


2. Sejam modestos. Nunca se refiram a “eu”, mas sempre a “nós” quando falam da empresa ou da família.


3. Estejam bem informados. Leiam o New York Times todas as manhãs… e o Wall Street Journal, Chicago Tribune, Chicago Sun Times, Financial Times e USA Today. Recortem as boas histórias e enviem-nas para os vossos colaboradores ou para os vossos filhos – eles provavelmente não leram os artigos importantes.


4. Mantenham-se saudáveis – façam exercício pelo menos quatro dias por semana mas sempre num contexto competitivo (porquê andar de bicicleta parado quando podemos jogar ténis?)


5. Procurem a perfeição.


6. Tornem-se cidadãos do Mundo.


7. Retribuam – à família, ao trabalho e à comunidade.


8. Ética – Interiorizem a citação de Mark Twain: “Façam sempre o bem. Isso irá gratificar algumas pessoas e deixar as outras surpreendidas”.


9. Todos somos empreendedores – arrisquem.


10. Estimem os clientes – todos os colaboradores da Edelman são account executives e têm que arregaçar as mangas de fazer o trabalho.