O projecto Obesidade Zero e os Nutrition Awards
O projecto Obesidade Zero foi um dos vencedores dos Nutrition Awards, na categoria de Saúde Pública.
Há duas semanas, a nutricionista Ana Rito, que fez parte da equipa responsável por este bem sucedido projecto, explicou na SIC o estado da obesidade em Portugal.
Do discurso de Ana Rito retenho algumas ideias.
- Em Portugal mais de 30% das crianças têm excesso de peso;
- O Obesidade Zero é pioneiro porque envolve todas as autarquias que querem responder a este problema e não sabem como;
- O projecto tem parcerias com o Instituto Ricardo Jorge, Universidade Atlântica, autarquias, escolas, centros de saúde;
- O projecto identifica todas as crianças com excesso de peso de todos os municípios aderentes;
- Acção: desenvolvimento de workshops de cozinha saudável para famílias, sessões de aconselhamento e educação alimentar individual;
Os resultados preliminares são muito positivos, segundo Ana Rito, e mais municípios querem trazer este projecto para as suas escolas e centros de saúde.
E, sobretudo, o tema está hoje finalmente na agenda política. Do Ministério da Educação e do Ministério da Saúde.
O Obesidade Zero é, de facto, um excelente projecto de nutrição sustentável. Como o são, noutras áreas, grande parte dos projectos avaliados pelo Nutrition Awards.
Mas a luta contra a obesidade – e outras relacionadas com a saúde e nutrição – é mais complexa e duradoura e são precisas outras “armas” e estratégias para a vencer.
É preciso recorrer ao Public Engagement.
Por isso, os Nutrition Awards já são uma referência na área da nutrição em Portugal. Convido-vos a conhece-los melhor no link.
E a rever a entrevista a Ana Rito, abaixo.