Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

José Manuel Costa

José Manuel Costa

David Brain

27.08.10, José Manuel Costa

Sete anos depois de ter sido assumido a presidência da Edelman EMEA (Europa, Médio Oriente, África), David Brain vai assumir em Janeiro a presidência executiva da Edelman no importante mercado asiático.

Sob a liderança de Brain, a Edelman EMEA duplicou o número de profissionais - das 350 pessoas para as 700. E este dado - relacionado com outros não menos importantes - diz muito das suas qualidade de líder e da energia que David coloca em todos os seus projectos.

David, que foi um dos responsável pela entrada da GCI, com afiliada, na rede Edelman, esteve um par de vezes em Lisboa, a última das quais na comemoração dos 15 anos da GCI.

Quem esteve naquele almoço-conferência de Verão de 2009 percebe porque razão Brain é uma das figuras mais consensuais e incontornáveis da nossa indústria.

Na altura, pedi-lhe para que analisasse o que mudou nos últimos 15 anos na indústria das Public Relations e que fizesse a ponte para o que seriam os próximos 15 anos. As principais conclusões – resumidas de 45 minutos de uma brilhante apresentação – escrevi-as aqui.

David Brain continuará a ser uma das principais figuras da Edelman, agora no importante mercado asiático, onde se prevê um grande crescimento nos próximos anos. Desejo-lhe boa sorte na nova missão.

O seu futuro antecessor na Edelman Ásia-Pacífico, Alan VanderMolen, vai agora para Chicago, onde será presidente e CEO de Global Practices and Diversified Insights Businesses. Um cargo recém-criado e que lhe dará, entre outras, uma visão e gestão alargada sobre projectos como o Edelman Trust Barometer ou Good Purpose.

“Alan está bem preparado para o desenvolvimento e integração das nossas práticas globais, negócios da especialidade (specialty businesses) e propriedade intelectual porque foi bem sucedido em importantes mercados globais e tem sido um dos responsáveis pelo desenvolvimento de capital intelectual em áreas relacionadas com o engagement dos stakeholders, corporate trust, CSR e social media”, explicou Richard Edelman.

PS: David Brain tem um dos blog mais incisivos e divertidos da nossa indústria. Vale a pena descobri-lo.