Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

José Manuel Costa

José Manuel Costa

House Day 2010

02.09.10, José Manuel Costa

Estivesse eu na Austrália no próximo domingo, 12 de Setembro, e certamente não faltaria ao Sustainable House Day, uma iniciativa da Australian Solar Energy Society que vai escolher, entre 250 candidatas, a casa mais sustentável daquele país.

 

A iniciativa é tão simples como obrigatória de seguir. As 250 casas – que calculo que pertençam a particulares – vão abrir as suas portas ao público para revelarem as características que as tornam sustentáveis... sejam elas mainstream ou simples inovações domésticas.

 

O objectivo da Australian Solar Energy Society é incentivar os australianos e obterem mais (e novas) ideias para tornarem a sua própria casa mais amiga do ambiente. E pouparem algum dinheiro no processo.

 

Mais: em algumas destas casas estarão também presentes arquitectos e construtores, que darão o seu aconselhamento profissional a quem visitar as casas. Para quem não conseguir acompanhar in loco a acção – até porque nem todos viverão próximo de uma das 250 casas “a concurso” – existe este também um site onde a comunidade online poderá trocar impressões com os proprietários das casas.

 

Criatividade, inovação, interacção com a comunidade… esta acção tem tudo. Até porque o tema será muito relevante nos próximos anos, à medida que a consciência ambiental começar a mudar mentalidades.