GCI e a sustentabilidade: ontem, hoje e amanhã
“Na implementação de estratégias de responsabilidade social e de sustentabilidade a GCI é imbatível. Pergunte ao mercado e este dir-lhe-á que a GCI é a consultora portuguesa mais especializada nestes temas, que se têm tornado nucleares nas estratégias empresariais”.
Quando há uns meses publicámos este texto no novo site da GCI, como descritivo da nossa expertise em CSR & Sustainability, recebi alguns comentários interessantes, que realçavam a forma peremptória como o afirmávamos e a respectiva confiança.
Bom, é verdade que de confiança percebemos nós (vejam o Edelman Trust Barometer Portugal), mas não posso deixar de corroborar, hoje, a veracidade da frase.
Posso, porém, fazer um apanhado do que fizemos para chegar a esta posição de liderança. Há quase seis anos, quando a GCI entrou em força na área da sustentabilidade, fizemos um forte investimento.
A todos os níveis.
Não acredito em fórmulas mágicas para atingir o sucesso. A competência, a experiência, a coerência e a consistência não nascem da noite para o dia. É preciso amadurecer para colher os resultado dessa competência.
Recuando todos estes anos, consigo ver claramente que conquistámos o respeito dos nossos pares, parceiros e restantes stakeholders. Participámos em inúmeros projectos de envergadura nacional e internacional, crescemos profissionalmente a olhos vistos, evoluímos na qualidade e diversidade dos nossos trabalhos.
Foram inúmeros os projectos trabalhados, é certo, mas não perdi a conta aos que desenvolvemos ou implementámos. Aos que criámos de raiz ou que entrámos a meio. Não esquecer é a melhor arma para melhorar.
Há um momento, porém, que considero fundamental no percurso da GCI na sustentabilidade: os inputs e conselhos que recebemos dos nossos parceiros, que foram e são fundamentais para alicerçar esta relação de confiança com todos os nossos stakeholders.
Acredito que a especialização num determinado tema, qualquer que seja a indústria, só é possível através de um aconselhamento mais técnico. Foi isso que procurámos nos ensinamentos dos nossos parceiros.
Ontem apresentámos o Green Savers, um projecto que estamos a delinear há algum tempo e que vem reforçar a nossa aposta na área dos conteúdos e numa visão global de Public Engagement.
Acredito que este é mais um passo para continuarmos a inovar nesta área, mas continuo a afirmar, como já o fiz antes: isto ainda é só o início…