Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

José Manuel Costa

José Manuel Costa

Como entrevistar o futuro CEO da Edelman Europa

28.09.10, José Manuel Costa

Bastante interessante um dos últimos textos que Richard Edelman, presidente e CEO da Edelman, publicou no seu blog.

 

Conta Edelman que está a entrevistar candidatos para o cargo de CEO da Edelman Europa – não será todos os dias que se contam pormenores destes na blogosfera – e aproveitou o post para dar dicas sobre como entrevistar candidatos.

 

“O meu estilo [de entrevistador] deve ser desconcertante para qualquer candidato, uma vez que não sigo qualquer guião nem levo a conversa para nenhuma direcção específica”, começa por dizer Richard.

 

“Muito do nosso negócio é reagir a crises ou aproveitar oportunidades noticiosas. Por isso prefiro conversas espontâneas que possam disparar a criatividade, curiosidade intelectual, resultados de negócio e que encaixem no ethos empreendedor da Edelman”.

 

No texto, Edelman dá também um exemplo da “mais difícil entrevista” da sua vida.

 

Uma entrevista que começou mal mas acabou por correr bem. Descubra com quem foi… É impressionante a forma como Edelman encontra paralelismos em todas as situações profissionais que enfrenta, os negócios que gere ou textos que publica. É um grande líder.

 

Ah, e a moral da história (contada por Edelman): é necessário tornar as adversidades em oportunidades, estejamos numa apresentação de negócio ou numa entrevista.

 

“Arrisquem, optem pela grande ideia, relacionem-se com o vosso interlocutor quando ele está a puxar-vos ao limite (…) Quando executada com entusiasmo, a estratégia mais corajosa é a vencedora”, conclui Richard Edelman. Haja, também, coragem para isso.