Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

José Manuel Costa

José Manuel Costa

Combater a pobreza no Facebook

17.11.10, José Manuel Costa

Vem aí mais uma campanha do Banco Alimentar, porventura uma das mais importantes dos últimos anos, mas desta vez haverá uma novidade.

 

A notícia de que os créditos virtuais do Facebook vão ser utilizados para ajudar a instituição a combater a pobreza levou-me imediatamente a recordar a conferência sobre Social Engagement, um dos vários debates que a GCI organizou, há ano e meio, para comemorar os 15 anos.

 

Estávamos em Maio de 2009 e participaram no debate Diogo Vasconcelos, Distinguished Fellow da Cisco, Tiago Forjaz, fundador do Star Tracker, Mafalda Moniz, directora do Centro Social do Bairro 6 de Maio, Ana Cláudia Valente, Investigadora em Ciências Sociais, Hans-Erhard Reiter, Presidente Executivo da Ericsson Portugal e o actor, autor e encenador Raul De Orofino.


Um dos temas do debate foi perceber como pode a tecnologia ser utilizada em prol do bem estar das sociedades. Na altura, Diogo Vasconcelos apresentou vários projectos em que a componente tecnológica estava a ser utilizada e trabalhada, de forma muito específica, para solucionar os problemas concretos da população. (aliás, o próprio Diogo lançou, entretanto, o Dialogue Café, que já por aqui elogiei).

 

Ano e meio depois, e através do Facebook - então uma rede social em plena expansão, em Portugal, mas sem a dimensão que tem hoje - o Banco Alimentar espera chegar a um novo público, talvez mais jovem, e que pode contribuir de forma simples e rápida para combater a pobreza e permitir que a instituição compre os habituais bens essenciais, como a massa, o leite, o arroz ou os cereais.

 

É inacreditável o poder e a importância da tecnologia no social engagement. Numa altura em que um em cada cinco portugueses estão no limiar do pobreza, este é mais um caminho para ajudar a combatê-la. Seja no Facebook ou através de outras ferramentas de inovação social.

 

PS: Segundo o Diário de Notícias, o Banco Alimentar continuará com as campanhas nos hipermercados. Dias 27 e 28 de Novemebro, sábado e domingo.