Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

José Manuel Costa

José Manuel Costa

Combater o insucesso escolar com a educação ambiental

17.03.11, José Manuel Costa

Tenho dedicado algumas linhas, neste blog, à SIC Esperança, devido aos vários projectos que, directa ou indirectamente, temos desenvolvido com o projecto de responsabilidade social da SIC (ou, melhor escrevendo, de todo o universo SIC).

 

Hoje vou falar de uma iniciativa (mais uma) que junta a SIC Esperança e a Entrajuda – dois pesos pesados da inclusão social em Portugal – e tem na Sociedade Ponto Verde o grande dinamizador.

 

O projecto tem um nome familiar – “Reciclar é dar e receber” – e, como pano de fundo, relaciona – e promove – a prevenção do insucesso escolar com a contribuição para o aumento da reciclagem das embalagens usadas de vidro.

 

A campanha vai possibilitar a criação de salas de estudo para os mais jovens – pelo menos 20 salas de estudo distribuídas por todo o País. O objectivo da SPV é ajudar 600 crianças a terem um sítio melhor para estudar.

 

Unindo a área social com a ambiental, a SPV consegue também quebrar tabus relacionados com o insucesso e abandono escolar e a sua relação com a educação dos jovens, sobretudo com a edução ambiental.

 

Finalmente, a Entrajuda vai garantir que os voluntários desempenharão um papel determinante no sucesso do projecto, uma vez que será deles que dependerá o acompanhamento das crianças nas salas de aula.

 

Tenho a certeza que a campanha vai ser um sucesso. Às vezes, basta uma simples clique para juntar interesses comuns, ainda que independentes, e que conseguem realmente mudar mentalidades.

 

A mecânica da iniciativa vai levar a SPV a entregar um euro – para a criação das salas de estudo – por cada tonelada de vidro enviada para reciclagem em 2011.

 

Entrajuda e SIC Esperança vão seleccionar e acompanhar as IPSS que receberão a sala de estudo. As candidaturas destas instituições estão disponíveis de 28 de Março a 1 de Abril nos três sites (SPV, Entrajuda e SIC Esperança).