Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

José Manuel Costa

José Manuel Costa

EBAEpis apresentados a 7 de Junho

03.06.11, José Manuel Costa

Há dois anos, a GCI ajudou a trazer para Portugal o mais importante prémio europeu na área da inovação para o desenvolvimento sustentável, o EBAE (European Business Awards for the Environment), um projecto lançado em 1990 e que, no nosso País, ganhou a designação de Prémio de Inovação para a Sustentabilidade.

 

Na GCI, o EBAEpis surgiu como uma extensão dos Green Project Awards (GPA), tendo a primeira edição excedido todas as nossas expectativas.

 

Conhecendo o potencial português na área da inovação, desenvolvimento sustentável e responsabilidade social e ambiental, e da aposta das empresas portuguesas nas tecnologias e estratégias sustentáveis, sei que o EBAEpis será, para estas, uma plataforma que as ajudará não só a promoverem os seus projectos neste campo, sendo distinguidas internacionalmente, mas também a fazerem o respectivo benchmark com o que de melhor de faz na UE a 27.

 

Continuo a acreditar que estamos em boas condições para lutar com projectos de outros Estados-membros da UE. Temos, em Portugal, estratégias inovadoras que podem dar um contributo superior para o desenvolvimento sustentável.

 

A segunda edição portuguesa do EBAEpis será apresentada já na terça-feira, 7 de Junho, no Museu da Electricidade, a partir da 9h30. Nesta ceriomónia destaco duas apresentações: a de Fernando Leite, administrador-delegado da Lipor e vencedor, no ano passado, na categoria de gestão, com o projecto “Rumo à Sustentabilidade”; e a de Jorge Mayer, gestor do programa de voluntariado da EDP, que apresentará o projecto Kakuma, da Fundação EDP. Será também na terça-feira que serão explicados todos os detalhes para os interessados no EBAEpis.

 

O EBAEpis é organizado, em Portugal, pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), em colaboração com o Departamento de Prospectiva e Planeamento e Relações Internacionais, Direcção-Geral das Actividades Económicas, BCSD Portugal e GCI.

 

Confirmadas na apresentação estão as presenças de Mário Grácio, director-geral da APA, Alexandra Ferreira de Carvalho, directora do Departamento de Prospectiva e Planeamento e Relações Internacionais, director-geral das Actividades Económicas, Mário Lobo e Luís Rocharte, secretário-geral do BCSD Portugal.

 

O EBAEpis é mais um contributo da GCI para termos, em Portugal, empresas mais sustentáveis, ajudando a reforçar a GCI como líder na área da sustentabilidade. Mas, sobretudo, uma grande oportunidade para empresas e outras entidades mostrarem o seu investimento em inovação para a sustentabilidade. A outros mercados e stakeholders.