Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

José Manuel Costa

José Manuel Costa

A importância da memória

25.01.12, José Manuel Costa

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, anunciou ontem o lançamento de um prémio de inovação em memória de Diogo Vasconcelos, com periodicidade anual e o objectivo de formar novos empreendedores.


Na cerimónia de apresentação (não oficial) do prémio, Durão Barroso recordou o tempo que trabalhou com Diogo Vasconcelos e descreveu-o como “uma das mais brilhantes mentes da sua geração”.

 

Nesta Europa fragilizada, parece que há cada vez menos tempo para discutir a solidariedade, a inovação social. Mesmo temas como as alterações climáticas, inclusão social e empreendedorismo têm ficado para trás no debate europeu. Foram completamente engolidos pela crise do Euro.


“O Diogo era uma pessoa com uma energia e carisma fora do normal. Pensava à frente do seu tempo, desenvolvendo e conectando ideias e relacionando-se com pessoas novas, sempre com um objectivo em mente, um futuro melhor para todos. Empenhava-se com grande paixão e promovia novas formas de combater desafios como as alterações climáticas, o desemprego ou o envelhecimento da população”, explicou Durão Barroso.


Espero que este prémio ajude a repensar algumas das prioridades europeias e dê um novo alento aos jovens empreendedores europeus. Para que outro visionário ajude a completar o trabalho e a missão do Diogo.