Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

José Manuel Costa

José Manuel Costa

Economia Verde e a crise

28.02.12, José Manuel Costa

1. O centro de inovação português Inteli vai liderar o Re-Green, um projecto europeu dedicado à Economia Verde e que está hoje a ser apresentado no Museu do Fado, em Lisboa. Construção sustentável, criação de emprego e inclusão social serão alguns dos temas que, nos próximos três anos, serão estudados por este projecto, que conta com representantes de oito países europeus.

 

2. Na Holanda, o ateliê de design StudioStudio inventou um tipo de letra para disléxicos. A nova fonte reconhece que os disléxicos tendem a rodar as letras e a misturá-las e, para evitar que tal aconteça, concebeu vários truques para que as letras fiquem no seu lugar e sejam lidas mais facilmente.

 

3. Mais a Sul, em África, todos querem ter a Buffalo, uma bicicleta desenvolvida especificamente para a realidade africana e que ajuda a população de países como a Zâmbia, África do Sul, Zimbabué ou Quénia a deslocar-se mais facilmente. Paralelamente, a Buffalo cria empregos e traz mais investimento para o continente africano. A sua génese também é curiosa: a ONG World Bicycle Relief, que continua activa. Que grande projecto!

 

4. Na China, uma das obsessões continua a ser a poupança. Dois designers criaram um temporizador portátil para torneiras, um objecto que pode facilmente ser acoplado às torneiras e permite ao utilizador cortar o fluxo de água sempre que for preciso, poupando-a a desperdícios.

 

5. Nos Estados Unidos, rival chinês, dois engenheiros ex-colaboradores da Apple desenvolveram um termostato inteligente e que ajuda a poupar energia, podendo ser utilizado remotamente através da internet ou smartphones.

 

Este cinco projectos, pescados rapidamente no Green Savers, são a prova de que, com crise ou sem crise, a vida continua. Numa época de poucas certezas, há uma com a qual podemos contar: o futuro pedirá cada vez mais aos cidadãos, sociedade civil, emprsas e academia que trabalhem na transição para a Economia Verde.

 

Conhece algum projecto que se enquadre neste cenário? Então não hesite em concorrer ou passar a palavra: as inscrições para o Green Project Awards Portugal arrancam na próxima quinta-feira, 1 de Março, e há sete categorias e um prémio especial a concurso.

 

Boa sorte a todos.