Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

José Manuel Costa

José Manuel Costa

Inclusão social tecnológica no Complexo do Alemão

20.03.12, José Manuel Costa

Na semana passada, uma notícia passou despercebida em Portugal: o Governo do Rio de Janeiro expandiu o Rio Digital, o seu projecto de inclusão tecnológica, ao Morro do Adeus, Morro da Baiana e ao muito mediático Morro do Alemão.

 

Desde quinta-feira que estes três morros, que fazem parte do chamado Complexo do Alemão, têm wi-fi gratuita, um projecto que está a ser implementado faseadamente e que, quando concluído, chegará a 380 mil pessoas.

 

Para quem não tem smartphone ou computador, a secretaria da Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro vai também lançar um centro de informação na Associação dos Moradores do Morro do Adeus. Aqui serão disponibilizados computadores com acesso a serviços básicos.

 

O Governo do Rio de Janeiro espera que 80 mil pessoas encontrem, neste centro, respostas para o seu analfabetismo digital. A partir daqui, tudo pode acontecer: todos estamos um bocadinho mais iguais no empreendedorismo digital, na criatividade, na criação e aproveitamento das oportunidades, na decisão de mudarmos a nossa vida.

 

Ao longo dos anos, tenho dedicado alguns posts a referir a importância da tecnologia na inclusão social, a sua vertente empreendedora e influência na mudança de mentalidades.

 

Por isso, não poderia ignorar este projecto, desenvolvido numa cidade que conheço cada vez melhor e que estou a aprender a gostar. Não conheço nenhuma outra cidade onde se trabalhe tanto – e tão bem – a mudança de mentalidades. E, pelo que sei, isto ainda é só o início.

 

PS: Acabo de saber que Isabel Jonet vai participar no percurso da tocha olímpica de Londres 2012, um reconhecimento feito ao “seu” Banco Alimentar. Que excelente início de promoção olímpica em Portugal!