Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

José Manuel Costa

José Manuel Costa

Boas festas

24.12.12, José Manuel Costa
Desejo-vos um bom Natal e um excelente 2013.   2012 foi um ano complicado, pelo que todos os lugares-comuns desta época fazem ainda mais sentido. O próximo ano será o mais importante, em algumas décadas, para os portugueses, os desafios são tremendos, mas acredito que, dentro de 12 meses, estarei aqui com um discurso mais optimista e de médio/longo prazo.   Como líder de uma consultora de comunicação e Public Engagement, sei que a minha e nossa indústria será preponderante (...)

Prenda para a indústria do marketing e PR

18.12.12, José Manuel Costa
  Em Outubro, a Edelman – na qual a GCI é afiliada exclusiva para Portugal – completou os seus 60 anos. A Edelman é a maior consultora independente de PR, a que mais cresce em todo o mundo e lidera a inovação na indústria.   Quem tem contacto directo com a indústria de marketing e PR sabe a importância que a Edelman teve e tem na evolução das Public Relations para (...)

Projeto 80 e a gestão de stakeholders

13.12.12, José Manuel Costa
O Departamento de Energia & Alterações Climáticas britânico lançou um concurso de PR para um dos seus projectos de sustentabilidade, o programa Green Deal. Esta iniciativa, que tem recolhido algumas críticas em solo inglês, tem como objectivo encorajar os cidadãos do Reino Unido – mas também as empresas – a investir em soluções de eficiência energética e tecnologias verdes.   O Governo de David Cameron dá um prazo extremamente curto para levar o projecto a bom (...)

Eficácia GCI

26.11.12, José Manuel Costa
Pelo terceiro ano consecutivo, a GCI saiu da cerimónia de entrega dos Prémios Eficácia com projectos elogiados e reconhecidamente eficazes. É a prova de que estamos no caminho certo.   Já várias vezes o disse: dos prémios gosto do seu efeito de contágio e de promoção de boas práticas.   No caso dos Eficácia, e para além do objectivo principal do prémio, trata-se de um bom (...)

Robert Phillips, parte 2

16.11.12, José Manuel Costa
Quase dois anos depois de ter sido nomeado CEO da Edelman EMEA, Robert Phillips fica agora responsável pelo Public Engagement e estratégias futuras. Um cargo global e que reforça a influência de Phillips – e do que ele defende para o futuro das PR – na maior consultora independente do mundo.   É um cargo novo e que tem como função principal garantir que a Edelman continua a liderar a (...)

Obama, parte 2

07.11.12, José Manuel Costa
Comecei este blog em plena luta Obama/McCain, tendo dedicado vários posts à estratégia de David Plouffe para o então candidato democrata – hoje o reeleito presidente.   Obama fez um bom mandato, apesar de ter vacilado na Conferência de Copenhaga. Foi, para mim, o seu grande erro, não ter conseguido convencer os norte-americanos da necessidade de um acordo climático vinculativo.   Os grandes pontos altos, por outro lado, foram o Obamacare, a reforma - possível - da saúde (...)

Nutrition Awards e a inovação no sector agro-alimentar

17.10.12, José Manuel Costa
Hoje, três anos depois de termos lançado o Nutrition Awards, tenho a certeza que Portugal está no bom caminho para ser pioneiro no desenvolvimento de um conjunto de acções que impulsionem a nutrição sustentável. Temos o conhecimento e a vontade de vários dos interessados, desde o sector privado, Governo, autarquias e ONG’S.   A terceira edição dos Nutrition Awards revelou que este tipo de (...)

Os 60 anos da Edelman

01.10.12, José Manuel Costa
Em tempos, revelei as 10 lições que Dan Edelman, ao longo de seis décadas, foi deixando aos seus colaboradores e sucessores.   Hoje, 60 anos depois da Edelman ter sido oficialmente lançada, deixo-vos, em jeito de celebração, as 10 regras de Dan Edelman para os consultores de PR.   Sejam flexíveis. Contem “a” grande história. Sejam rentáveis. Tirem notas Não discutam. Preocupem-se.

GCI

27.09.12, José Manuel Costa
Há um mês falei de rentrée e de como as empresas precisavam de começar a preocuparem-se com o pós-crise. Disse que as empresas teriam de começar a repensar as suas estruturas e irão fazê-lo proactivamente ou obrigadas.   Continuo a acreditar que esta é uma excelente época para nova (...)